Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 06/09/2012 17:11 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Emef Prof. Silvestre Marques | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Professores da Emef Silvestre Marques participam de palestra

A Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Professor Silvestre Marques, em parceria com o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude - NEDDIJ realizou ontem, 05, uma palestra com o tema "Ética Profissional", ministrada pela psicóloga e coordenadora do NEDDIJ, Suédina Brizola Rafael Rogato.

Dentre os trabalhos do NEDDIJ realizados na instituição, destacam-se as orientações individuais aos pais, após indicação pela escola dos alunos que necessitam de atenção especial; abordagem de temas pertinentes, em especial drogadição, violência e aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente; intervenções pedagógicas, mediante orientação e aplicação de tarefas diferenciadas a alunos que apresentam problemas relativos a relacionamento familiar e social. Todas as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola pelo NEDDIJ são em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O resultado da parceria entre a Emef Professor Silvestre Marques e o NEDDIJ foi alcançar avanços significativos no contato com a comunidade e com os alunos, no que se refere à integração entre escola e família. Houve também um avanço na aprendizagem dos alunos, diminuindo a violência e a indisciplina em sala de aula.

Vale ressaltar que, o NEDDIJ é um projeto instituído pelo programa Universidade sem Fronteiras, organizado mediante parceria com o governo do Estado do Paraná, e o Ministério Público do Estado do Paraná que desenvolve atividades também nas áreas jurídicas, atuando com os seguintes focos: assistência judiciária gratuita em ações de alimentos, guarda, investigação de paternidade e procedimento para apuração de ato infracional. O NEDDIJ localiza-se no Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA (faculdade de Direito), na Avenida Manoel Ribas, nº 711.