Conservação Urbana

Publicado em: 05/09/2012 13:30 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Obras são concluídas no Delamura

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho, através da Secretaria Municipal de Conservação Urbana, informa que já foram concluídas as obras de galerias pluviais, meio fio, e asfalto no bairro Jardim Delamura. Os trabalhos foram realizados com recursos próprios do Município e agora a população local, pode usufruir de uma melhor qualidade de vida.

Para a moradora Priscila Daiane Batista Posset, o mais importante, era a conclusão do asfalto, pois seu filho de um ano sofria com problemas respiratórios, devido à poeira que vinha da rua. "Antes ele vivia ficando doente. Não podíamos deixar portas e janelas abertas, por causa da poeira. Agora já não tenho esse problema e meu filho já melhorou muito", desabafou.

Priscila ressalta também que as obras implicam na valorização do bairro. "Estou terminando de construir a minha casa, e agora com essa infra-estrutura, tudo fica mais fácil. Além disso, o bairro está mais bonito e mais gostoso para se viver", comentou.

Conforme explica o secretário Municipal de Conservação Urbana, Leonardo Costa, as obras do Jardim Delamura, já poderiam estar concluídas há pelo menos um mês, porém, houve algumas interrupções e atrasos, devido às fortes chuvas que caíram sob Jacarezinho no mês de junho. "A obra parou, pois tivemos que nos deslocar e socorrer diversos outros bairros onde o asfalto foi prejudicado com a força das chuvas", observou.

O Secretário reforça que as benfeitorias no bairro trarão para os moradores, condições mais dignas de moradia. Ele frisa que a maior reivindicação destas famílias era a pavimentação e que os moradores estavam esperando por isso há muito tempo. "A poeira que levantava no tempo seco, trazia complicações à saúde. Quando chovia, o barro atrapalhava o deslocamento das pessoas. Agora a realidade é outra. Com as obras concluídas, estas famílias terão, com certeza, uma grande melhoria na qualidade de vida", frisou.

Para a prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, a conclusão das obras no Delamura, é mais uma conquista, tendo em vista que as melhorias já estavam previstas no orçamento do Município. "Com planejamento conseguimos concluir mais uma etapa do nosso Plano de Governo. Até o fim do ano, muitos bairros ainda receberão as infra-estruturas que necessitam", disse.

Outros bairros estão sendo beneficiados com os trabalhos da Secretaria Municipal de Conservação Urbana, como é o caso da Vila Leão, onde galerias pluviais estão sendo instaladas nas travessas da rua Padre Hugo, para que posteriormente sejam feitos os meio-fios, a base de cascalho e a pavimentação. Na semana que vem, as galerias já começam a ser colocadas na rua São Sebastião para que as equipes procedam com os mesmos serviços.

O Jardim América está recebendo manutenções nos meio-fios e nos trabalhos de base para concluir com o asfalto.  Após esta etapa, serão iniciadas as obras no Bairro Pedro Scandolo, Jardim Boa Vista e toda a região da Vila Maria. As ruas Iguaçu e Santo Antônio, da Vila Prestes também estão inclusas no cronograma de obras.