Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 03/09/2012 15:26 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Banda Municipal conquista sete títulos em Campeonato Paranaense

A Banda Musical Municipal de Jacarezinho participou neste último sábado (01), do XXI Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas, na cidade de Santa Fé, e trouxe para o Município, o título de Campeã Geral Paranaense, como Banda Musical de Marcha. Foram sete categorias conquistadas, sendo primeira colocada em todas elas: primeiro lugar em Linha de Frente; Corpo Coreógrafo; Baliza; Mór de Comando; Banda Musical Juvenil de Marcha, Banda Musical de Marcha e Juri Popular, que julgou a graça, beleza e execução de apresentação diante do público.

A Banda Musical é mantida pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho, pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, através do Departamento de Cultura e é formada por cerca de 60 alunos, divididos entre músicos e comissão de frente. Os ensaios e as aulas acontecem semanalmente, agregando crianças, adolescentes e jovens.

A prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, parabeniza toda a equipe que compõe a Banda Musical Municipal, em nome do maestro Carlos Costa, diretor de Cultura do Município, e a todos os integrantes da Banda, que ao longo desses anos vêm se dedicando e estudando os instrumentos e as teorias musicais. Ela destaca que esta conquista significa muito mais que investimentos materiais para a Banda Musical do Município, pois representa principalmente a transformação das pessoas através da música. "A música forma cidadãos e faz com que as pessoas fiquem mais sensíveis e vejam o mundo com outros olhos. Fico muito feliz com essa premiação, significa que eles estão realmente se dedicando, mas o mais importante é lembrarmos a parte humana, pois a música revoluciona e transforma para melhor a vida das pessoas", disse.

Para o maestro e diretor de Cultura do Município, Carlos Costa, trazer para Jacarezinho sete troféus em nome da Banda Musical Municipal é uma grande honra e também o resultado de um trabalho árduo durante um ano. "Quando cheguei, há um ano, já possuía alguns títulos estaduais como regente, por isso, minha proposta em Jacarezinho era formar uma Banda Musical campeã e agora posso dizer que este objetivo foi alcançado", destacou.

O maestro Carlos reforça o apoio da equipe através do maestro Luiz Fernando Rizzi, o coreógrafo José Edardo Cher; o auxílio dos professores James Rios no comando da percussão e Luiz Henrique de Souza Júnior, nas aulas de teoria musical.

Ele agradece ainda aos pais dos alunos da Banda, que incentivam os seus filhos para receberem a formação musical no Departamento de Cultura, aos colegas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, na pessoa da secretária de Educação, Laura Lemos Gomes do Amaral, e à prefeita Tina Toneti pelo apoio e investimentos destinados à Banda. "Dedico estes títulos a todas estas pessoas que acreditaram no nosso sonho, e com muito respeito, confiaram em nosso trabalho. Todos foram pessoas fundamentais para chegarmos aonde chegamos", frisou.