Saúde

Publicado em: 31/08/2012 11:24 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Projeto Tendas Itinerantes oferece prevenção à saúde

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho, através da Secretaria Municipal de Saúde e da Administração Municipal, tem realizado diversos trabalhos voltados à prevenção e rastreamento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes e hipertensão, afim de oferecer à população uma melhor qualidade de vida.

Uma das ações de sucesso é o Programa Vida Saudável, que trás consigo, o projeto Tendas Itinerantes, que tem como objetivo, realizar testes para que as pessoas saibam se são portadoras de algumas dessas doenças. No caso de alterações dos resultados, elas são orientadas a procurar a Unidade de Saúde da Família de seu bairro para o agendamento de consulta médica e o devido acompanhamento.

Através deste Programa, centenas de pessoas de diferentes bairros da cidade, já sabem se estão com a saúde em dia e quais os caminhos para, no caso de alterações, adquirirem o atendimento necessário para tratamento.

Somente no primeiro dia de atendimento do Projeto, que aconteceu em frente aos Correios, foram atendidas 224 pessoas. No local, foram proferidos exames de verificação de hipertensão arterial, hemoglucoteste e Índice de Massa Corpórea (IMC). Dos 224 atendidos, 82 apresentaram alterações, sendo 44 de pressão arterial; 11 por glicemia alterada e 27 por alterações no IMC.

A segunda edição do Tendas Itinerantes, aconteceu no Parque Bela Vista e mais uma vez, constatou-se um grande número de pessoas interessadas em realizar os exames de prevenção. Foram prestados 118 atendimentos, dos quais, 65 apresentaram alterações, novamente nos três testes: Verificação de Hipertensão Arterial, Hemoglucoteste e IMC.

No bairro Aeroporto, foram prestados atendimentos de Verificação de Hipertensão Arterial e Hemoglucoteste. Dos 175 atendimentos prestados, apenas 21 dos casos apresentaram alterações.

Já na Vila Setti, que recebeu o Projeto no último dia 23, também houve grande participação da população, tendo em vista os 115 atendimentos prestados, dos quais, somente 14 apresentaram alterações. Todas estas pessoas foram orientadas a irem à Unidade de Saúde da Família de seu bairro, agendar uma consulta e tratar dos problemas constatados.

Conforme a Enfermeira do Trabalho do Município, Mariana Helena de Sales, o Projeto Tendas Itinerantes, será realizado novamente na primeira quinzena de setembro, desta vez na praça da Vila São Pedro.