Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 29/08/2012 10:06 | Fonte/Agência: Texto e fotos: Serviço Social do Comércio (Sesc) | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Quinteto CWBrass se apresenta hoje no CAT

Nesta quarta-feira, 29, o Conjunto Amadores de Teatro (CAT) de Jacarezinho, abre suas portas, a partir das 20h, para a apresentação do Quinteto de Câmara de Metais de Curitiba - CWBrass. O evento é gratuito e faz parte do Projeto Música de Câmara, realizado pelo Sistema Fecomércio Sesc Paraná, que tem como objetivo, apresentar uma série de concertos que buscam agregar conhecimento e valorização da cultura musical brasileira.

Comprometido com a temática de apresentar, exclusivamente, obras de compositores brasileiros, o desenvolvimento do Projeto Música de Câmara prevê dois momentos de integração com a comunidade. Além dos concertos proporcionados ao público em geral, que estreita a relação entre desenvolvimento musical e intelectual, são realizados concertos didáticos para escolas agendadas, aproximando a música brasileira das crianças e adolescentes.

A somatória desses dois momentos contribui de forma significativa para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) com vistas à formação de platéia. Vale ainda ressaltar que a opção de desenvolvimento de um projeto musical camerístico, visa o incentivo de novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, pois as apresentações acontecem em caráter intimista, essencialmente acústico que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Sobre o Grupo

Criado em 1986 por integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná o Quinteto de Câmara de Metais de Curitiba - CWBrass, executa obras tradicionais e músicas populares com arranjos exclusivos. Atualmente é formado por Carlos Domingues e Fábio Jardim, músicos integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná, e por Alexandro Rodrigues, Rodrigo Brazão e Bruno Brandalise, chefes de naipe e solistas da Paraná Brass - Orquestra Filarmônica de Metais e Percussão e de grupos musicais paranaenses.

Desde sua fundação vem destacando-se no cenário musical como grupo inovador e destemido e em suas apresentações tem buscado o reconhecimento do público e da crítica especializada, por sua proposta diferenciada de resgate da literatura específica para a formação instrumental e da inovação na execução de obras modernas e populares com novos arranjos que priorizam a qualidade musical.

Desde 2005 o grupo desenvolve atividades com a intenção de produzir espetáculos com performances variadas, onde seus integrantes buscam desenvolver sua arte e cultura e levar ao seu público uma apreciação da sonoridade típica dos instrumentos que compõe o grupo.

Junto a esta proposta o CWBrass vem realizado palestras, workshops e concertos oficiais pelos estados do sul do Brasil merecendo reconhecimento da critica e público.

A sonoridade empolgante tratada com sutileza e maestria em arranjos de alto nível de criatividade culminou em vários convites a participar como integrantes em espetáculos e gravações acompanhando grupos vocais e orquestrais, rendendo elogios da critica e meio musical além de convites para apresentações em outros estados do Brasil.