Saúde

Publicado em: 28/08/2012 12:22 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Foto: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Jacarezinho

Laboratório Municipal recebe novo aparelho de Bioquímica

A prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, esteve no Laboratório Municipal do Posto de Saúde Central, para conhecer o mais novo equipamento adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde, que vai auxiliar na realização de exames. Trata-se do aparelho de Bioquímica, da marca Mindray, modelo BS 120, totalmente automatizado, que vai proporcionar maior agilidade para os resultados de exames de rotina encaminhados ao Posto Central.

Antes da aquisição do aparelho, muitos exames eram terceirizados e encaminhados para clínicas particulares. A partir de agora, o Laboratório tem suporte e tecnologia suficiente para atender a demanda de exames encaminhados pelas sete Unidades Básicas de Saúde do Município.

O secretário Municipal de Saúde, João Luccas Thabet Venturine, afirma que o investimento na compra do aparelho foi de R$59 mil, provindos do Município, e que com o auxílio da nova máquina, o número de exames realizados no Laboratório praticamente triplicou. Além disso, ele assegura que com a chegada do equipamento, a Secretaria Municipal de Saúde irá economizar recursos, por eliminar grande parte dos exames terceirizados.

"Antes o Laboratório realizava em torno de 80 exames por dia. Hoje, realizamos pouco mais de 200 exames no mesmo período. Em relação à terceirização, vamos encaminhar para clínicas particulares, somente os exames que forem de alto custo", disse.

Segundo a bioquímica do Laboratório Municipal, Flávia Saad, o local já possuía um aparelho de Bioquímica, porém, semi-automatizado e por isso, era preciso fazer os trabalhos manualmente. "Com este novo aparelho, que é mais moderno, não precisamos fazer o trabalho manual de aplicar os reagentes, dosar no tubo e abastecer novamente. Agora, tudo é feito de forma automática e com essa tecnologia, aumenta também a qualidade dos trabalhos, pois o resultado sai direto no computador e nos proporciona menos chance de erros", afirmou.

O Laboratório Municipal do Posto de Saúde Central conta com dois aparelhos de Bioquímica, um Contador de Células Hematológico, uma centrífuga, microscópios, entre outros. Recentemente, o local também recebeu melhorias em sua infraestrutura através de uma ampla reforma com a troca de pisos, renovação da pintura das paredes e aumento da sala de coleta.