Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 24/08/2012 10:37 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Foto: Tiago Ângelo | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Jacarezinho

Formação de platéia se torna realidade durante Encena

Mais uma edição de sucesso! Assim pode se resumir a 8ª. Mostra de Teatro de Jacarezinho, que obteve um grande número de expectadores em todas as seis noites de espetáculo, conquistando assim, seu principal objetivo: a formação de platéia. O encerramento do Encena 2012, aconteceu ontem, em frente à Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp- antiga Fafija),com a apresentação da peça "A Pereira da Tia Miséria", do Núcleo Ás de Paus, de Londrina.

Dezenas de pessoas, entre estudantes e comunidade compareceram para apreciar o trabalho dos atores, e mesmo sendo ao ar livre, na escadaria da Uenp, era notável a boa educação e o respeito dispensado pela platéia, que permaneceu em silêncio durante toda a apresentação.

Quesito este que impressionou de forma positiva o diretor do Departamento de Cultura do Município, Carlos Costa. "Sinceramente estava apreensivo com a reação do público perante os espetáculos escolhidos para compor o Encena deste ano, porém o respeito, a educação e o envolvimento da platéia nas seis apresentações, demonstram que hoje, o público e o Encena são uma coisa só", considerou.

Na opinião do diretor, o grande objetivo proposto na criação do Encena foi alcançado. "Diante do excelente trabalho realizado pela Curadoria, em parceria com a Prefeitura, conseguimos criar a formação de platéia em Jacarezinho, trazendo muitas contribuições para a cultura local, através da valorização do teatro e dos diferentes tipos de artes", explicou.

O Curador da Mostra, Danilo Oliveira, ressaltou que diante do grande sucesso das oito edições, realizadas desde 2005, e com o verdadeiro resultado de formação de platéia, o Encena não pode e nem deve acabar. "O Encena é de Jacarezinho! Sempre foi produzido com muita vontade e paixão, por isso, esperamos que continue sendo promovido todos os anos, por pessoas que realmente acreditem na causa e nas propostas que a Mostra nos traz ", frisou.

Para Larissa Miranda Júlio, coordenadora do curso de Arte Dramática do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Jacarezinho, o Encena traz uma oportunidade de aprendizagem única, uma vez que propicia tanto para comunidade quanto para os alunos do curso, a chance de vivenciar o teatro como um todo. "Teatro se aprende sendo e fazendo. A vivência dentro do Encena, a participação como platéia, presenciar a concentração dos atores, ajudar na montagem de um cenário, entender todos os itens que compõem uma apresentação como a produção, iluminação, sonoplastia, figurino, maquiagem, entre outros, contribui para que os alunos percebam os diferentes caminhos que o teatro oferece", disse.

Larissa destacou também a grande qualidade dos Grupos e Companhias de teatro que participaram do Encena, tendo em vista que todos trabalham com pesquisas sobre as obras apresentadas. Ela ressaltou ainda, as diferentes linguagens e tipos de dramaturgia utilizados durante o evento. "Presenciamos peças que exploram desde o palco italiano ao teatro de rua. Gêneros e formas diferentes de atuação dentro do drama, da poesia e do conto também estavam presentes", comentou.