Saúde

 

Publicado em: 18/01/2010 16:18 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: Welk Daniel

Todos Contra a Dengue


Whatsapp

 

No verão, o cuidado com o mosquito da dengue deve ser ainda maior. Com a chuva e o calor, os mosquitos se reproduzem mais rápido. Por isso a Vigilância em Saúde de Jacarezinho esta iniciando a campanha de combate a dengue com atividades que possam motivar a comunidade a se prevenir contra o mosquito.

Este tipo de mutirão já foi realizado em anos anteriores e os resultados foram satisfatórios no controle de infestação do mosquito no município.

A Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho deve fazer uma ampla divulgação em rádio e carros de som chamando a comunidade para participar com ações que possam contribuir com o combate ao mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue.

Nas ações de divulgação da campanha estão incluídas panfletagem com dicas de limpeza em quintais e palestras em locais públicos.

Para combater a dengue, você deve fazer a sua parte, e lembrar o próximo,seu vizinho, parente ou amigo, para fazer o mesmo. Nunca deixar água parada em nenhum recipiente que o mosquito da dengue pode ter acesso para acomodar seus ovos.

Uma solução simples e caseira contra a dengue e o resultado é impressionante!
Sabia que usando só um pouquinho de vinagre ou borra de café é possível eliminar as larvas do mosquito?

Isso é importante porque, só nos primeiros dois meses de 2007, foram registrados mais de 85 mil casos no Brasil, o que significa um aumento de quase 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

A dica é colocar uma mistura de água com vinagre nos pratos embaixo dos vasos ou borrifar direto nas plantas.

Outra pesquisa mostrou que a borra do café também é uma ótima arma contra o mosquito da dengue. Ela produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes Aegypti.

A borra pode ser colocada diretamente nos pratos que ficam sob os vasos com plantas, dentro de bromélias e até direto na terra dos vasos, jardins e hortas. Naturalmente ela vai se misturar à água da rega, produzindo um efeito que impede a proliferação do mosquito.