Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 02/12/2009 14:00 | Fonte/Agência: jacarezinhonanet.com | Autor: Danilo de Oliveira

“O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS”

Jacarezinho receberá na próxima sexta-feira o Grupo Delírio, uma das mais respeitadas e premiadas companhias do Paraná. Nos seis anos da Mostra de Teatro EnCena, que ocorre todos os anos no mês de junho,  o grupo curitibano fez-se presente em quase todas as edições.
No ano de 2008 quando apresentaram O Evangelho Segundo São Mateus em Jacarezinho o sucesso foi absoluto. O polêmico espetáculo teatral atraiu um grande público, que mesmo depois de acabada a peça continuava no CAT conversando com os atores e debatendo o que tinham acabado de assistir. Agora o espetáculo está fazendo nova circulação no estado do Paraná, e passará pela nossa região, com apresentação em Jacarezinho na sexta-feira e em Cambará no sábado. Quem ainda não viu, tem agora a oportunidade de ver, quem já assistiu pode rever.

A montagem trata-se de um exercício de radicalidade dramatúrgica e rompimento dos padrões naturais de interpretação. Não é um teatro onde se representa algo, mas um teatro onde se conversa sobre algo. Técnicas teatrais sejam de interpretação, dramaturgia ou direção, não são negadas, mas fornecem material para algo mais livre, mais intenso e mais reflexivo. Existe um texto, uma direção, um aparato técnico e  ...  uma loucura, um devaneio...

A história acontece nos tempos atuais e nada tem de religiosa.

Cinco atores que se dizem \"padeiros\" ocupam uma cozinha e enquanto fazem o pão, desde a preparação do fermento, o crescimento e o ato de assar, conversam sobre o \"Evangelho de São Mateus\". Ao mesmo tempo, dois deles, interpretam a mãe e o filho, extraídos poeticamente do \"Oitavo Poema do Guardador de Rebanhos\", de Fernando Pessoa, onde o filho conta para sua mãe que tem um amigo fugido do céu, como o Jesus de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa) que lhe conta uma nova possibilidade para uma história tão antiga, que perpétua, como a de Jesus Cristo. À medida que o pão vai sendo feito, a história é contada, não pela ação, mas pela palavra e pela reflexão sobre ela, desde a anunciação até a ressurreição, seguindo o formato poético e filosófico de São Mateus. Conexões com outras leituras da mesma história são feitas como as do filme de Píer Paolo Pasolini, a filosofia de Friedrich Nietzsche, a visão humanista de Clarice Lispector.

Algumas passagens como o \"Sermão da Montanha\", as \"Parábolas\" e o próprio poema de \"Alberto Caeiro/Fernando Pessoa, são destaques e, longe de criar ilusão, mas buscando a aproximação, os atores revezam-se nos diversos personagens que fazem parte da história que para uns é verdadeira, para outros mítica e para outros fé religiosa. Importante é o que se fala, mais do que uma possibilidade de verdade histórica.

Espetáculo: O Evangelho Segundo São Mateus
Grupo: Delírio