Geral

Publicado em: 12/11/2009 13:00 | Fonte/Agência: Assessoria do Vereador | Autor: Fonte:

Estação Ferroviária jacarezinhense continua sendo alvo de vândalos

Mesmo após denúncias do vereador Nilton José de Souza, o Dr. Nilton, (DEM) sobre a antiga Estação Ferroviária de Jacarezinho nenhuma situação foi tomada. A falta de cuidados e as ações de vândalos depredando o local deixam a situação cada vez mais crítica. Tombada pelo patrimônio histórico há cerca de nove anos, a situação encontrada é alarmante.

\"Tem que ser feito alguma coisa urgentemente, pois a antiga estação ferroviária está sendo destruída pelo tempo e principalmente por pessoa má intencionada\", analisa Dr. Nilton. O local se transformou em abrigo para usuários de entorpecentes, mendigos e andarilhos durante a noite e os vândalos têm a ação facilitada pela baixa luminosidade no local.

A América Latina Logística (ALL) foi condenada pelo Ministério Público Federal a restaurar as estradas de ferro da região bem como as estações, mas as obras até o momento não tiveram início. \"É importante que eles realizem estas obras. Pois a antiga ferrovia poderia ser utilizada como um museu ou outra forma de mostrarmos para as futuras gerações a importância que as linhas férreas trouxeram para nossa região\", comenta Dr. Nilton.

No início de 2007 a Justiça Federal intimou a empresa, depois que não foi cumprida a sentença dada em dezembro de 2006. Ela deveria recuperar quatro estações de trem do ramal ferroviário que vai de Marques dos Reis até Jaguariaíva. Além de descumprir a resolução, a ALL não pagou a multa de R% 50 mil por dia de atraso para o início das obras.

\"O famoso João Cowboy queria restaurar as antigas instalações das estações para a venda de artesanato e outros produtos, além de viagens de trens para as cidades do Norte Pioneiro. Foi uma grande perda a morte dele que aconteceu recentemente\", destaca o vereador.

Em Jacarezinho havia duas casas na antiga vila dos trabalhadores da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) ocupada por moradores que guardavam livros, revistas com mais de trinta anos. Mas a Justiça Federal determinou no último ano a saída destas pessoas, com isto os vândalos levaram uma rica fonte de informações para estudantes e a população em geral sobre a história do município em relação aos trilhos do trem.

História

Inaugurada em 1930, a estação foi construída para suprir a necessidade de transportar a produção paranaense de café, na época a quinta maior do Brasil. Historicamente definiu a região como o \"Paraíso da Terra Roxa\".

A produção agrícola do Norte Pioneiro tanto para os centros consumidores paranaenses como para a exportação, via porto de Paranaguá, se tornou imprescindível. \"Até a construção da ferrovia, praticamente toda a produção de café da região era enviada para o estado de São Paulo\", enfatiza Dr. Nilton.