Geral

Publicado em: 12/11/2009 11:00 | Fonte/Agência: Assessoria do Vereador | Autor: Fonte:

Bancos poderiam dar mais conforto para pacientes do CISNORPI

Os pacientes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) não contam com bancos para descansarem enquanto aguardam a consulta. O vereador José Pereira, o Zé Macalé, (PMDB) solicitou a Prefeitura que faça esta melhoria para auxiliar a vida dos pacientes que vem de várias cidades do Norte Pioneiro.

\"São atendidas diariamente mais de 500 pessoas de várias cidades do Norte Pioneiro. Elas chegam pela manhã e muitas só vão embora no período da tarde devido aos horários da consulta. Seria importante a instalação de bancos para poder oferecer mais conforto a estas pessoas\", analisa Zé Macalé.

O CISNORPI foi criado em agosto de 1995, onde foi constituída uma Comissão Provisória sob a presidência do prefeito da época, Emmanuel Gonçalves Vieira. Esta Comissão deu início atos de constituição do Consórcio encaminhando a documentação à Secretaria de Estado da Saúde, o que resultou no Termo de Adesão ao Sistema Único de Saúde.

\"O CISNORPI é referência de atendimento não só no Paraná como em todo Brasil. Por fazer um trabalho sério e um ótimo atendimento aos pacientes de toda região que procuram a unidade\", enfatiza Macalé.

O Consorcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro tem como um de seus principais objetivos garantir a implantação das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios consorciados, conforme estipulado na Constituição Federal. O local atende diariamente cerca de 500 pessoas de 22 cidades da região nas especialidades de cardiologista, dermatologista, neurologista, oftalmologista, entre outras especialidades.

Lixos

A separação do lixo reciclável se torna cada vez mais importante para o meio ambiente. Com este pensamento o vereador Zé Macalé também solicitou a instalação de lixeiras para exista a separação do lixo. \"Com estas lixeiras poderíamos facilitar a separação do lixo reciclável\", enfatiza.

Para que isto funcione é necessária à conscientização de todos para buscar uma solução para este grave problema. Realizando palestras e produzindo manual e cartazes demonstrando as vantagens da reciclagem. A Coleta Seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

\"Espero que sejam instaladas estas lixeiras para separação de lixo e a população se conscientize com a situação, pois com estes procedimentos, a transformação do lixo em vez de ser um problema se torna solução econômica e social\", finaliza Zé Macalé.