Assistência Social

Publicado em: 23/08/2012 08:00 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Foto: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Jacarezinho

Apae promove “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”

Com o objetivo de promover as ações de defesa de direitos das pessoas com deficiência, teve início nesta terça-feira, 21 e segue até o próximo dia 28 a "Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla" da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Jacarezinho, que neste ano traz o tema "Em busca da igualdade, estamos aqui!".

A proposta do Movimento Apaeano é que nesta semana seja feita uma reflexão sobre as ações trabalhadas dentro do município, para que pessoas com deficiência tenham igualdade de oportunidades, vida independente e digna na comunidade, pois deficiência não é algo que impeça a pessoa de exercer uma atividade plena.

A Diretora da Escola Maria de Nazaré - Educação Infantil e Ensino Fundamental, na Modalidade Educação Especial, Vilma Caldeira de Oliveira, explicou que hoje, a comunidade vêm se sensibilizando mais com as questões de inclusão e igualdade para os deficientes. Ela destaca que a Prefeitura de Jacarezinho e Secretaria Municipal de Educação, também têm feito o seu papel em prol dos alunos apaeanos.

"A Prefeitura é muito presente na nossa luta e em nossa busca de igualdade e de vida melhor para os nossos alunos. Nós temos a nossa dignidade e eles também querem ter essa mesma dignidade respeitada", disse.

A Prefeitura Municipal ajuda a Apae e contribui de diversas formas para promoção da inclusão e da igualdade dos alunos da instituição. Uma prova disso foi a construção do Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência "Plínio Fortes Alcântara", inaugurada em junho de 2008. A emenda no valor de R$170 mil foi aprovada com o apoio do deputado federal Chico da Princesa

Hoje, o local atende as 165 crianças que estudam na Escola, com o apoio dos professores cedidos pela Secretaria Municipal de Educação e dos 14 técnicos que se dividem entre fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e médico neurologista, para prestar atendimentos de saúde aos alunos.

Outra ação da Prefeitura em benefício da Apae, foi a doação de um ônibus sob medida, com capacidade para 36 passageiros, dois postos para cadeirantes e elevador e também a doação de uma Van. Ambos são oriundos de uma emenda parlamentar do deputado federal Chico da Princesa, cujo valor foi de R$300mil, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). A contrapartida do Município de Jacarezinho foi de R$75 mil.

Os veículos vão auxiliar no transporte dos alunos dentro do município, e também pelas estradas, quando viajarão para participar de competições esportivas que também promovem a inclusão, a igualdade e a integração, como é o caso dos Jogos Olímpicos da Apae e do Festival de Dança Regional.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) também repassa para a Apae, uma subvenção no valor de R$145 mil por ano, para auxiliar nas despesas de materiais de consumo e prestação de serviços. A Associação Jacarezinhense de Atendimento ao Deficiente Auditivo e Atendimento ao Deficiente Visual (AJADAVI), também recebe subvenção provinda da SME.

O Governo Federal transfere para o Município, uma verba de R$5.746, 90, ao mês, através do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). O valor também é repassado para a Apae, que com toda essa ajuda dos órgãos  Federais e Municipais, mantêm a Escola Maria de Nazaré e o Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência.

Programação:

Durante a manhã de ontem (21), houve uma passeata de abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, com a participação dos alunos, pais, voluntários, professores, equipe técnica, alunos e professores do ensino comum e comunidade em geral.

Nesta quarta e quinta-feira, (22,23) os alunos da Escola Maria de Nazaré e os alunos do Ensino Comum farão depoimentos sobre o tema da Semana, em escolas estaduais e municipais. Das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, a Apae estará aberta para visitação de escolas de Ensino Comum.

Na sexta-feira, 24, as atividades começam com horários disponíveis para visita e a partir das 19h30, será realizada a VII Mega Fest Apaeana, uma balada voltada para os alunos adolescentes e adultos da Escola Maria de Nazaré e região.

No dia 27, segunda-feira, acontecem duas palestras, a partir das 9h, uma sobre Prevenção de Deficiências no Ensino Médio das Escolas Estaduais, com a Equipe Técnica da Apae, e outra no Núcleo Regional de Educação (NRE) sobre o  tema "Em busca da igualdade, estamos aqui!".

E por fim, no dia 28, terça- feira, durante o período da manhã e da tarde, será realizado o Passeio de Encerramento Festivo com os alunos, e a partir das 20h terá início o pronunciamento sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, na Câmara dos Vereadores.