Geral

Publicado em: 09/11/2009 09:00 | Fonte/Agência: Assessoria Câmara | Autor: Fonte:

Câmara Homenageia Ministro REINHOLD STEPHANES

A Câmara Municipal por intermédio de sua Presidenta, homenageou na última quinta-feira, 05 de novembro, as 14h00, no Pavilhão de Exposições do Centro de Eventos, o Sr. REINHOLD STEPHANES, Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, título este que foi concedido pelo vereador Wilson Ferreira como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade Jacarezinhense.

CURRICULUM

\"Uma volta às origens. Assim o deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB-PR) definiu sua posse no cargo de ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 27 de março de 2007.

Economista formado pela Universidade Federal do Paraná com Especialização em Administração Pública na Alemanha, e, especialização em Desenvolvimento Econômico pela CEPAL/ONU.

Stephanes iniciou a carreira profissional justamente na área agrícola, tendo ocupado diversos cargos diretivos no próprio Ministério. Foi Conselheiro do Fundo Nacional Agropecuário; Secretário do Planejamento; Secretário Geral Substituto; Presidente da Comissão da fusão do INDA e IBRA e criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Na verdade, o decreto-lei de criação do INCRA foi redigido pelo homenageado, assim como o decreto de regulamentação e ainda escolheu o primeiro prédio do órgão. Coordenador da Comissão de criação do EMBRAPA. Presidiu a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).

Sua experiência na administração pública federal o credenciou a assumir cargos em outras áreas do governo, como a Previdência. Reinhold Stephanes presidiu o antigo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e o extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS). Foi também, em duas oportunidades, ministro do Trabalho e Previdência Social e ministro da Previdência e Assistência Social.

Stephanes se elegeu por seis vezes deputado federal pelo Estado do Paraná. Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão de Economia, Indústria e Comércio; Comissão de Finanças e Tributação; Comissão de Previdência e Assistência Social; Comissão Especial para Análise das Medidas do Plano Real. Foi membro titular da Comissão de Agricultura e Política Rural.

No executivo estadual do Paraná foi Secretário de Estado da Agricultura, Secretário de Estado da Administração; Secretário de Planejamento e Coordenação Geral e Presidente do Banco do Estado do Paraná (BANESTADO).