Publicado em: 26/10/2009 10:30 | Fonte/Agência: Assessoria | Autor: Fonte

Campanha Avon Contra o Câncer de Mama

Um beijo pela vida

Conquanto o câncer de mama quando é diagnosticado no início da doença, as chances de cura são de 98% e mamografias feitas regularmente reduzem em até 30% o risco de mortalidade, segundo o INCA - Instituto Nacional de Câncer, 10 mil mulheres morrem por ano devido à falta de conscientização da importância do auto-exame da mama.

Diante dessa situação, a Presidenta da Câmara Municipal, Luciane Alves, juntamente com o Instituto AVON, a Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal, o grupo de apoio às pessoas portadoras de câncer \"Lutamos Pela Vida\", de Ribeirão Claro, autoridades de nosso município e populares, realizaram no último sábado, 17 de outubro, uma passeata de conscientização da necessidade de prevenção do câncer de mama, que saiu do Posto de Saúde Central e percorreu até a Praça Rui Barbosa.

A campanha de prevenção do câncer de mama ganhou forma e solidificou-se graças ao empenho da Vereadora Luciane Alves, que abraçou a causa de imediato quando solicitado apoio por parte das executivas da AVON. Luciane buscou vários parceiros, como a empresa AVOA, que forneceu passes de circular às mulheres que aderiram à campanha.

Durante a semana, entre os dias 13 e 16 de outubro, foi realizado nos postos de saúde o exame preventivo nas mulheres que lá estiveram e procuraram auxílio. Também foram criados grupos de profissionais que estiveram visitando as escolas, orientando as mulheres da importância de se prevenirem.

\"A luta contra o câncer de mama é uma causa nobre, pois os dados negativos vêm aumentando e, muitas vezes por falta de informação, as mulheres têm adoecendo significativamente, levando assim sofrimento não apenas a elas próprias, mas também aos seus familiares\", disse a vereadora Luciane Alves. E concluiu: \"Essa foi uma maneira encontrada para despertar as mulheres da importância do auto-exame e da medicina preventiva. Agradeço muito também a vereadora Maria Luiza Boberg, que não mediu esforços para estar ajudando nessa campanha.\".