Geral

Publicado em: 05/10/2009 16:00 | Fonte/Agência: Assessoria do Vereador | Autor: Fonte:

Vereador Wandinho pede confecção de banners com letra do hino municipal

Após a aprovação de uma lei municipal que irá garantir que os alunos de jacarezinho entoem o hino municipal semanalmente, o vereador Wanderlei Amâncio de Morais, o Wandinho, (PSDB) pediu nesta semana que sejam confeccionados banners com a letra para melhor aprendizagem das crianças.
“Queremos resgatar o civismo que antigamente existia nas escolas. Muitas crianças não conhecem o hino nacional e nem de nosso município”, comenta Wandinho. De acordo com o projeto as direções de cada escola definirá o critério do dia e como serão cantadas e hasteadas as bandeiras.
O vereador foi o autor do projeto que atribuiu as escolas municipais à volta do hino nacional e municipal. Ele lembra que já existem várias cidades brasileiras já fazem o sistema da execução dos hinos semanalmente. “Muitas crianças passam mais tempo no estabelecimento de ensino que com sua família. Nas escolas que serão resgatados os valores e a cidadania, pois eles devem ser lembrados sempre”, analisa.
O hino do município Jacarezinhense é pouco conhecido pelos próprios moradores. O autor foi o professor Rodrigo Octávio Torres Pereira (1918-1978), que foi um dos grandes incentivadores do setor educacional no município.
Já o hino nacional ficou muito associado a eventos desportivos como se a pátria fosse amada só em determinados momentos. É importante trabalhar educação cívica, amor à pátria e os valores associados a isso em todos os momentos da vida escolar. “Para elas entenderem que não fazem parte só de um bairro ou comunidade, mas sim de um país”, complementa Wandinho.