Publicado em: 25/09/2009 16:30 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: Welk Daniel

Jacarezinho inaugura primeira Biofábrica do Paraná

A Secretária de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, esteve no Biotério de Jacarezinho para participar da iniciativa pioneira na área de controle natural de pragas biológicas.
A Prefeita Tina esteve acompanhada da Secretária Municipal de Gabinete Maria Augusta Cassia de Aguiar Leite, da Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Nadia Cussolin, do Secretário de Obras , Costa, do Diretor de Indústria Comércio e Turismo Leonardo Costa e ainda dos vereadores Wilson Ferreira, Maria Luiza Boberg e José Macalé.
A Coordenadora Técnica da Biofábrica, Laíla Herta Mihsfeldt, destacou a importância tecnológica para a produção de inimigos naturais parasitoides e predadores para controle das pragas agrícolas.
Diversas autoridades do ensino superior, representantes municipais de vários municípios além de trabalhadores de comunidades rurais como a Casa Familiar Rural de Sapopema, Agricultores assentados do MST e também Associação de Agricultores Oásis I e II de Jacarezinho acompanharam com atenção as explanações feitas em torno do controle natural de pragas agrícolas, já que, com esta nova tecnologia, reduz o uso de agrotóxicos e consequentemente diminui a agressão a natureza, refletindo direto na qualidade dos produtos que serão cultivados na região.