Geral

Publicado em: 24/09/2009 09:45 | Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa do Vereador | Autor: Fonte

Pacientes esperam horas por atendimento

<!-- /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-parent:\"\"; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:\"Times New Roman\"; mso-fareast-font-family:\"Times New Roman\";} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->

Pacientes esperam horas por atendimento no Pronto Socorro

Apenas um plantonista está atendendo durante a semana

O jacarezinhense chega até o Pronto Socorro (PS) e sofre com a falta de atendimento médico rápido. A situação se torna complicada devido a ter somente um plantonista para atender o PS, maternidade entre outras repartições do hospital. Além disto, o ‘afogamento’ já é constante nos últimos anos e nenhuma atitude foi tomada até o momento.

O vereador José Pereira, o Zé Macalé, (PMDB) esteve no local neste final de semana e constatou que a situação está caótica. “O Pronto Socorro é de responsabilidade municipal, tem que ser tomada uma providência urgente para solucionar este problema”, comenta o vereador.

Dezenas de pessoas esperam horas pelo atendimento de urgência e emergência. Uma funcionária que não quis se identificar comenta que o baixo salário pago pelo responsável da Santa Casa é que não atrai os médicos. “O Dr. Sérgio praticamente está morando aqui no Pronto Socorro. Ele atende aqui e outros setores do hospital”, revela.

A abertura do posto de saúde do bairro Vila São Pedro até o período noturno ‘desafogou’ os atendimentos em relação aos casos de suspeitas de gripe. Mas a procura continua grande no Pronto Socorro Municipal. Uma atitude que poderia ajudar a solucionar o problema é o funcionamento dos estabelecimentos de saúde Aparecido Carlos Saad (Centro) e Domingos Módena (Aeroporto) até às 22 horas. “Esta situação irá deixar o atendimento mais rápido para as pessoas que, hoje, esperam horas pelo procedimento médico”, analisa Macalé.

O Pronto Socorro é para atender diariamente urgência e emergência. Nos finais de semanas atender algumas situações do cotidiano. Segundo dados do ano de 2008, a entidade recebe do Sistema Único de Saúde (SUS) aproximadamente R$ 26 mil, mas não sendo suficiente para manter o local.

Um paciente que não quis se relevar declara que o tempo de demora é grande. “Quebrei a rótula do cotovelo às 8h da manhã e depois de mais de três horas não tinha um médico para me atender. Tive que procurar um sérvio privado”, comenta.

O vereador José Macalé enviou recentemente um pedido para a prefeitura, que é responsável pelo local, para a contratação de médicos. “Apenas um profissional de saúde atendendo todos os dias não é justo. Temos que ter mais médico para atender melhor a população”, finaliza Macalé.