Saúde

Publicado em: 16/09/2009 17:00 | Fonte/Agência: Sec.Mun.Saúde | Autor: Sec.Mun.Saúde

Atualização dos dados sobre a Influenza A (H1N1) em Jacarezinho 16/09.

Em funcionamento há pouco mais de um mês o Pronto Atendimento para pacientes sintomáticos da Gripe A da Vila São Pedro já atendeu mais de 1.200 pacientes de todos os bairros da cidade. O atendimento é feito de Segunda a sexta-feira, do meio dia a meia noite e é referencia para atendimento médico, de enfermagem e também de informações sobre a Gripe. O serviço é fruto de uma parceria com a Santa Casa Municipal e a Prefeitura de Jacarezinho. Alem de garantir assistência necessária aos pacientes com sintomas de Gripe, o serviço também contribuiu muito para diminuir o fluxo do pronto socorro e dos postos de saúde.
No atendimento, os pacientes detectados com sintomas da Gripe, são orientados e medicados. Apesar do Tamiflu (antiviral prescrito pelos médicos para tratar da Gripe A) ser distribuído apenas com prescrição médica pela Secretaria de Saúde, os médicos da Rede Particular também podem prescrever o medicamento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Jacarezinho tem ao todo confirmados 261 casos, (sendo 35 confirmados por laboratório e 226 por critérios clínicos e Epidemiológicos). A evolução dos pacientes em tratamento tem sido muito boa, e no momento todos apresentam bom prognóstico de recuperação.
Foi registrado mais um óbito por influenza A (H1N1) em Jacarezinho ocorrido em Julho 27/07 deste ano. A Secretaria de Estado da Saúde, após estudo de caso considerou este óbito como confirmado para Gripe A mesmo sem ter realizado o exame pelo fato do paciente ter manifestado todos os sintomas da síndrome Gripal e pertencer a determinado grupo de risco. No total, são três óbitos em Jacarezinho por influenza A (H1N1).