Publicado em: 10/09/2009 20:00 | Fonte/Agência: D.Com | Autor: Welk Daniel

Prefeita Tina Toneti recebe Secretário de Estado da Saúde e firma parceria de combate a Gripe A

A Prefeita Tina Toneti revogou nesta quinta-feira, o decreto que estabelecia penalidades para eventos e estabelecimentos que facilitam a circulação do vírus H1N1.
 A justificativa para revogação baseia-se no apoio por parte de instituições estaduais e judiciárias que não deram respaldo para que o decreto cumprisse com sua função de combate e prevenção á Gripe A.
Porém com a publicação e repercussão do decreto ocorrido na última terça-feira, 8, o Secretário Estadual da Saúde, Dr. Gilberto Martin, esteve em Jacarezinho nesta quinta-feira, 10, e foi recebido pela Prefeita Tina Toneti para discutir formas rápidas de combate a Gripe A.
O Secretario Gilberto se mostrou surpreso com os números reais da situação em Jacarezinho, e de imediato, seguindo as orientações do governador Roberto Requião,  colocou a estrutura do Estado a disposição do município,  sendo o primeiro passo a criação de um grupo técnico de avaliação de casos da Gripe A que deve se reunir já nesta sexta-feira, 11 na 19ª Regional de Saúde .
O primeiro caso a ser avaliado pelo grupo técnico é a decisão a ser tomada quanto aos casos detectados no Colégio Estadual Imaculada Conceição e Colégio Estadual Rui Barbosa.
O Colégio Imaculada Conceição tem 13 casos sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde, e o Rui Barbosa contabiliza 4 casos que estão sendo acompanhados  pela equipe municipal de saúde.
O protocolo de procedimento publicado pela Secretaria Estadual de Saúde determina que, em detectado casos de gripe em salas de aula, deve-se suspender as aulas daquela turma,e dependendo do número de casos, até a suspensão das aulas no estabelecimento, fato este que não vinha sendo observado pelo Estado.
Ao final da reunião, que teve a participação da Chefe do Núcleo Regional de educação Ana Lucia Bacon, da Chefe da 19ª Regional de Saúde, Cleide Sesco e ainda de Dom Fernando José Penteado, Bispo Diocesano,  ficou firmada a parceria entre Estado e Município para que os casos de gripe A, sejam rapidamente tratados, ao mesmo tempo em que serão tomada medidas de conscientização  para impedir que o vírus H1N1 se espalhe com muita rapidez.