Geral

Publicado em: 08/09/2009 16:15 | Fonte/Agência: CÂMARA MUNICIPAL | Autor: CLEITON CORREA

PROGRAMA “SE LIGUE NA REDE” PODE SOLUCIONAR PROBLEMAS DE ESGOTO.

O vereador Wilson Ferreira indicou a Mesa na ultima terça feira, 01, que fosse enviado oficio ao Presidente da Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, sugerindo que empreenda esforços no sentido de solucionar o problema de esgoto a céu aberto no bairro jardim São Luiz, próximo a Olaria do Euclides.
Segundo o Gerente da SANEPAR de Jacarezinho Roberto Carlos Toncovitch, existe um problema de esgoto na Rua Juriti, 261, em função das ligações clandestinas de águas pluviais (de chuva) ligadas na rede coletora de esgoto. Para amenizar esta situação a SANEPAR instalou válvulas de retenção de esgoto e esta fazendo manutenção preventiva na rede coletora, até que o programa executado em parceria com a Prefeitura Municipal, “Se Ligue na Rede” identifique as casas com ligações irregulares.
O programa esta realizando testes que servem para identificar as residências que não estão com os esgotos canalizados.
Para que os proprietários tomem as devidas providencias, preservando o meio ambiente, evitando o mau cheiro entre outros incômodos e um fluxo muito grande de água em dias de chuva onde as galerias não comportam o grande volume e transbordam, retornam geralmente no vaso sanitário ou ralo de banheiro.
Na realização do teste é colocado um corante no vaso sanitário, pias, esgotos, ralos e observam se realmente esta indo para o esgoto ou para as galerias pluviais.
“O programa “Se Ligue na Rede” é uma solução para resolver os problemas ambientais, pois é muito mais barato se adequar as soluções internas, do que sofrer uma penalidade impostas pelo Ministério publico pelos crimes contra o meio ambiente” disse Roberto.