Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 16/08/2012 15:10 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Coletiva de imprensa marca início do encena

Na manhã desta quinta-feira, 16, a prefeita de Jacarezinho Tina Toneti, recebeu em seu gabinete diversos veículos de comunicação para uma entrevista coletiva sobre a 8ª Mostra de Teatro, Encena 2012. Participaram da reunião, o diretor de cultura do Município, Carlos Henrique Costa, a pró- reitora de extensão e cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Cristiane Yanase e o curador do evento, Danilo Oliveira.

Na ocasião, foi falado sobre a parceria entre a prefeitura e a Universidade para a realização do Encena, fato que potencializou o evento, dando maior visibilidade para as discussões de formação de políticas culturais na cidade. Outro ponto forte na parceria é a grande participação dos estudantes como expectadores dos espetáculos e a produção de pesquisas e trabalhos de extensão com a comunidade.

A prefeita Tina fez um breve histórico sobre as origens do Encena e de como foi firmada a parceria com a Uenp; lembrou que a Mostra teve sua 1ª edição em 2005, através dos trabalhos idealizados pelo Danilo Oliveira, que na época era o diretor de cultura. "A parceria com a Uenp têm sido muito positiva, e veio num momento em que a prefeitura não conseguia mais ampliar os recursos para o evento. Desde então, o Encena cresceu muito e tenho certeza que continuará crescendo a cada edição", destacou.

Segundo o curador, Danilo, esta parceria foi firmada há três anos e hoje, o Encena é o maior evento cultural o qual a Unep se envolve. "Só temos a agradecer pelo convite de poder disponibilizar esta parceria, pois a participação no Encena têm sido muito interessante e também, fundamental no âmbito da Universidade", disse.

Na opinião dele, a prefeitura de Jacarezinho têm se preocupado com as políticas culturais no município, proporcionando para toda a comunidade, através das edições do Encena, espetáculos de renome nacional e internacional, de forma acessível e democrática. "A dimensão da Mostra de Teatro em uma cidade deste porte é muito grande. Comparando com os municípios da região, ou com outros festivais de teatro do Paraná, fica evidenciada a atenção que a prefeitura tem dado às políticas culturais", destacou.

Para a pró- reitora, Cristiane, através da parceria, a Universidade busca associar a cultura na formação do perfil profissional. Ela destaca que o Encena é também o maior evento de extensão, por ter um maior contato com a comunidade. "Isso é bom para os nossos alunos, pois eles têm a possibilidade de aprender e de ter uma visão mais crítica não só sobre a cultura mas ao contexto em que ela está inserida", observou.

Outro ponto importante destacado na coletiva foi a estrutura do Encena e dos critérios para a escolha das peças. Segundo Danilo, o Encena ainda possui uma estrutura pequena, precisando de mais profissionais de todas as áreas. Danilo apontou que hoje, a realização da Mostra acontece diante da boa vontade dos envolvidos e do amor à causa.

A prefeita Tina lembrou que o Conjunto Amadores de Teatro (CAT), também não possui a estrutura para receber grandes corporações teatrais, porém, a população não está perdendo nada em relação à qualidade dos espetáculos, pois as companhias já estão preparadas para se adaptar a diferentes realidades nas estruturas físicas e técnicas de cada local.

Sobre o critério para a seleção de peças, Danilo explicou que futuramente, pode ser que sejam abertos editais para as apresentações, mas que por enquanto, recebe os materiais das companhias de teatro e também procura por espetáculos que estão fazendo sucesso nos festivais e ganhando premiações. "O objetivo da curadoria é trazer para essa região, uma vitrine que possa representar o que aconteceu no último ano no teatro nacional. Então, nós buscamos espetáculos representativos e alinhamos tanto os materiais recebidos, quanto a nossa procura", frisou.

Finalizando a coletiva foi falado ainda sobre a possibilidade da criação de um novo evento, ou uma Mostra paralela ao Encena, para oportunizar apresentações de teatro amador, ou até mesmo profissional com companhias locais ou da região. A prefeita Tina lembrou que o Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus de Jacarezinho possui a turma de Arte Dramática, que visa profissionalizar os alunos tornando-os futuros atores ou professores de teatro. "O IFPR também está conosco este ano, através das oficinas; os professores do curso irão promover diversas atividades e os alunos vão participar", disse.

Além disso, conforme complementou o curador, todos os alunos de Arte Dramática estão estagiando no Encena. "Uns vão fazer portaria, outros camarim, outros estão acompanhando as companhias e outros fazendo as montagens. Isso demonstra que estas pessoas, mesmo não estando no campo de teatro profissional, já estão inseridas neste universo", concluiu.