Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 15/08/2012 17:38 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Jacarezinho atinge meta de 2021 na prova do Ideb

Jacarezinho atingiu a meta exigida pelo Ministério da Educação (MEC), na avaliação do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) 2011, alcançando a média de 5,3, nota esperada somente para 2021. A avaliação foi realizada em novembro do ano passado, e conforme dados do Portal Ideb, de 2005 até o momento, Jacarezinho vem melhorando sua pontuação, sendo que o mínimo exigido para 2011 era a média de 3,9. Sendo assim, a educação do Município está 1,4 pontos acima do esperado pelo MEC.

Para a prefeita Tina Toneti, a média alcançada é digna do esforço e das conquistas em prol da educação no Município. Ela ressalta o empenho de professores e alunos dentro da Jornada Ampliada. "Sempre pensamos na qualidade do ensino, desde um simples lápis até a merenda, contratação de professores e construção de novas escolas. Com o tempo integral, a nossa expectativa é que nos próximos anos alcancemos médias ainda melhores", disse.

Dez Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) participaram da Prova Brasil e as que mais se destacaram foram os alunos do 4º e 5º ano da Emef Arlindo Bessa Júnior, e da Emef Vera Cecília Lamim, atingindo a nota de 6,3 cada. Para se ter uma ideia, em 2005, a Emef Arlindo Bessa tirou a média de 2,7. A projeção do MEC para 2011 era uma nota de 5,0, então são 1,3 pontos a mais do que estava projetado somente para daqui 10 anos.

Conforme explica a secretária de Educação Cultura e Esportes, Profª Laura Lemos Gomes do Amaral, a média final é constituída com base nas notas da Prova, evasão escolar e índice de aprovação de cada aluno. Ela destaca que todas as escolas municipais vêm alcançando médias positivas a cada ano, sempre maiores do que nos anos decorrentes. "Nenhuma das escolas regrediu. Estamos muito felizes e esperamos que os alunos e as famílias também se sintam gratificados com essa constante crescente", observou.

A secretária ainda lembra que desde 2007, Jacarezinho alcança a média acima dos municípios do Paraná. Na relação das cidades do Norte Pioneiro, Jacarezinho atingiu a 10ª colocação, tendo em vista a proporção de Escolas Municipais e de alunos que prestaram a avaliação do Ideb.

Segundo a professora, este bom resultado é reflexo de uma metodologia aplicada desde 2006, através da eliminação da aprovação automática, adesão do material didático da FTB e a implantação da Educação Infantil, transformando creches em escolas. Laura destacou também que em relação às notas das provas, houve um ótimo desempenho nas médias de Língua Portuguesa e, principalmente, nas de Matemática.

"Desde o maternal, oferecemos o ensino sistematizado de escola, então quando o aluno chega ao 1º ano, ele já está mais preparado e acostumado com os hábitos escolares. Isso é de fundamental importância. Ao eliminar a creche e criar a escola, também abrimos o caminho para as crianças melhorarem o desempenho escolar", explicou.

Contextualizando

No ano de 2005, Jacarezinho obtive a pontuação de 3,1 no Ideb, ficando em 24º lugar entre os 26 municípios da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi). Em 2009, essa pontuação melhorou, atingindo a nota de 4,5, alcançando a 22º posição na mesma relação. Desta vez, Jacarezinho alcança o 10º lugar.

Vale lembrar que a classificação dos municípios do Norte Pioneiro foi elaborada com base na média final entre todas as escolas que prestaram a Prova Brasil, sendo que em Jacarezinho cerca de 3.200 alunos de dez instituições de ensino, participaram da avaliação. Joaquim Távora, por exemplo, que ficou em 1º lugar no Ideb 2011, possui duas escolas, uma rural e uma urbana.