Saúde

Publicado em: 14/08/2012 14:41 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Crianças devem ser imunizadas neste sábado nas Unidades de Saúde

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho, através da Secretaria Municipal de Saúde comunica que neste sábado, 18, será realizada uma campanha de atualização de vacinas para crianças menores de cinco anos. As Unidades Básicas de Saúde de todos os bairros da cidade estarão funcionando das 8h às 17h.

Conforme explica o diretor da Vigilância Epidemiológica do Município, Eduardo Quirino, apresentar a carteirinha de vacinação da criança é fundamental para que os aplicadores saibam qual vacina ainda está faltando. "Esta campanha é somente para aplicar as vacinas que ainda faltam, e através da carteirinha teremos todas as informações que precisamos", ressaltou.

O diretor explica também que a criança que tiver mais de uma vacina pendente, poderá receber todas as doses sem nenhum problema, e que todos os casos passarão por uma avaliação do vacinador. "A criança pode receber mais de uma vacina no mesmo dia, porém caso haja algum fator limitante, apontada pelo vacinador, será dada prioridade para a vacina mais importante" frisou.

Quirino disse ainda que caso alguma criança esteja doente na data, os pais não precisam ter medo em levá-los para atualizar a carteirinha de vacinação, pois os profissionais da saúde estarão preparados para avaliar se a criança, mesmo doente, terá condições de receber as doses.

Dentre as mais importantes, estarão disponíveis as vacinas contra poliomielite, febre amarela, hepatite e também as vacinas tetravalente e pentavalente que imunizam a criança contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenza e tipo b. Todas fazem parte do calendário obrigatório de vacinação.