Geral

Publicado em: 13/08/2012 10:43 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Setor de Comunicação Social 2º BPM | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Polícia Militar do Paraná comemora 158º aniversário

O 2º Batalhão comemorou na manhã da última sexta-feira (10) 158 anos de existência da Polícia Militar do Paraná. A Solenidade foi presidida pelo Comandante da Unidade, Tenente  Coronel Airton Sérgio Diniz,  em Jacarezinho, e contou com presença de autoridades da região,  convidados,  praças e oficiais da reserva da PMPR.

Como ato solene do evento, Policiais Militares foram condecorados coma a "Medalha de Menção Honrosa do Mérito Pessoal", instituída pelo Comando Geral a Polícia Militar e destina a homenagear as Praças da Corporação que tiveram reconhecido seus méritos pessoais, tais como, trabalho em equipe, assiduidade, disciplina, espírito de iniciativa, capacidade de decisão, estabilidade emocional, entre outros.

Foram agraciados com esta honraria os Sargentos Agnaldo Piassa Mazzo, César Wilson César Pereira, Nilson Pinheiro dos Reis, Sérgio Luiz Ribeiro; os Cabos Pedro Aparecido Rodrigues, Ezequiel Aparecido Quirino, Israel Camargo, Glicério Domingues da Silva; os Soldados Sérgio Luiz Golfete, Edivaldo de Jesus, Valdir Medeiros da Rosa, Adriano Cassarotti Neto, Claudinei Menegon, Luciano Rodrigues da Silva, Sandro Poss e Vinícius José Bueno.

Também foram recepcionados os novos Sargentos que encerram curso de formação em Curitiba, após quase um ano de estudos e treinamento: Sargentos Diogo Batista Lissat, Celso Antônio Pinto, Reinaldo dos Santos e Natanael Zavalski.

Os Policiais Militares que se transferiram para reserva remunerada (aposentadoria) em 2012, também forma homenageados, com destaque para o Subtenente Genésio Adelmar, que se aposentou nesta semana, sendo eleito o "PM destaque do mês", recebendo, ainda, elogio individual do Comandante da Unidade em reconhecimento a excelência de seus serviços prestados em 32 anos na Corporação.

Ainda durante as semanas que antecederam o evento, foram realizadas várias atividades alusivas ao Aniversário da PMPR, entre elas, o "Campeonato de Futebol Suíço 10 de Agosto", sendo a equipe campeã a ROTAM; e o campeonato de "Tiro Policial", no qual o Soldado Terleski sagrou-se campeão.

A prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, esteve presente nas homenagens e lembrou da medalha de honra que ganhou do Coronel Sarmento, concedida a pessoas que alcançaram grande destaque atuando em favor da causas públicas. Tina citou também que datas como estas devem ser lembradas através de homenagens e atividades que agregam valor ao exercício. "Estes militares são mais que cidadãos, são pessoas que garantem a nossa segurança e por isso, tenho a honra de estar presente aqui hoje participando deste marco que é o aniversário da Polícia Militar do Paraná", destacou.

O Comandante do 2º Batalhão, Tenente Coronel Diniz, em seu discurso parabenizou os homenageados, bem como agradeceu a presença dos participantes. "São mais de um século e meio de comprometimento com a população paranaense. A Polícia Miliar do Paraná, através desta Unidade, vem combatendo efetivamente a criminalidade em nossa região. Todas as semanas temos apreensões de drogas, armas e  estamos diminuindo significativamente os índices de criminalidade. Desta forma,   continuaremos resolutos e coesos na construção de uma sociedade mais justa e segura para todos", finalizou o comandante.