Assistência Social

Publicado em: 09/08/2012 14:15 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Jacarezinho recebe ônibus adaptado para deficientes

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho, acaba de receber um ônibus sob medida, com capacidade para 36 passageiros, mais dois postos para cadeirantes, elevador, barras de ferro para apoio, entre outros elementos que compõem as normas de acessibilidade. O veículo será entregue para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Jacarezinho, através de um termo de cessão de uso, visando facilitar a mobilidade dos alunos.

Segundo a prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, o veículo foi adquirido através de uma emenda parlamentar do então deputado federal Chico da Princesa, com contrapartida do Município. Ela destaca que o próximo passo é fazer a licitação para contratar o seguro do veículo e elaborar o termo de cessão de uso para a Apae. "É uma conquista muito satisfatória. Muitos dos alunos têm problemas com a mobilidade, ou dificuldade de locomoção, e às vezes moram em locais distantes e precisam deste transporte, então, estamos muito felizes que o veículo já esteja na cidade", comentou.

Ana Sílvia Diniz, presidente da Apae, destaca que 180 alunos serão beneficiados com a chegada do veículo. Ela comenta também que o ônibus será essencial tanto no transporte dos alunos dentro da cidade, quanto em viagens para eventos como os Jogos Olímpicos da Apae e o Festival de Dança Regional.

"Estamos muito felizes, pois com a chegada de mais este veículo, nossos alunos terão maior acessibilidade e conforto para que possamos fazer viagens longas, como é o caso da fase estadual das Olimpíadas, que será em Maringá", explicou.

Recentemente, a Apae foi contemplada com uma van, também provinda da emenda parlamentar do deputado federal Chico da Princesa. Para a aquisição dos dois veículos, a emenda foi de R$300mil, junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). Já a contrapartida do Município de Jacarezinho, foi no valor de R$75 mil.