Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 07/08/2012 11:08 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Cuidados na separação do lixo seco trazem benefícios ao meio ambiente

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, informa alguns cuidados que devem ser tomados na hora de separar o lixo. Materiais secos devem ser descartados separadamente dos úmidos, pois facilita o processo de reciclagem, que é primordial para o meio ambiente e a melhoria na qualidade de vida de todos.

Fazendo a separação dos materiais sólidos, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a população poderá ajudar nos trabalhos da Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Jacarezinho, (Assomarja), que é responsável pela coleta seletiva, ação que realiza a triagem destes materiais. Hoje, a Assomarja possui 21 associados, e todo o material recolhido é vendido para diversos setores do mercado da reciclagem localizada geralmente em grandes centros.

Através dos trabalhos desenvolvidos pela Associação são intensificadas as ações de diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, diminuição da extração de recursos naturais, redução do consumo de energia e da poluição. Além disso, a Assomarja contribui para a limpeza da cidade e serve para a conscientização dos cidadãos a respeito do tema.

Atualmente, dois caminhões são voltados ao recolhimento do lixo reciclável por toda a cidade, são os caminhões da Coleta Seletiva. Para visualizar o cronograma, acesse o link no fim do texto.

Destino certo para o lixo seco

Outra ação importante para a preservação ambiental é destinar o lixo aos lugares corretos. Por isso, foram criados os Pontos de Entrega Voluntária (PEV’s), locais onde a própria população pode depositar o lixo já separado.

Conforme a diretora geral de Meio Ambiente do Município, Annieli Maieski, já foram instalados cinco PEV’s em Jacarezinho, localizados na Vila Rural, na Prefeitura Municipal, no Instituto Federal do Paraná, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp - Fafija - Rua Padre Mello) e Fazenda Califórnia.

Annieli destaca que em breve serão instalados mais cinco PEV’s por toda a cidade. “Temos projetos para que estes sejam instalados em bairros diferentes: no Estádio Pedro Vilela, na Paróquia São Pedro Apóstolo, na UENP ( Faefija - Al. Padre Magno), em Marques dos Reis e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Quevedo, no Jd. São Luiz”, explicou.

Separar o lixo seco do lixo úmido é um gesto simples de consciência ecológica e traz qualidade de vida à toda a população. Desta forma, seguem algumas dicas para ajudar na separação correta:

- os plásticos devem ser lavados para que não fique restos do produto, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material. Neste caso, usamos como exemplo os detergentes e xampus.

- os vidros também devem ser bem lavados. As tampas devem ser retiradas, pois elas pertencem ao grupo dos metais.

- já os metais que são latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados em geral, devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento.

- os papéis podem ser guardados diretamente em sacos plásticos. Lembrando que as embalagens longa vida (caixa de leite) também são recicláveis.

Outra dica importante é que o lixo reciclável não precisa ser separado por tipo. Nesta hora, o essencial é separar o material seco, pois o material úmido não serve para a reciclagem, por descaracterizar o resíduo tornando-o inservível. Separar o vidro dos outros materiais também vale a pena, para evitar acidentes.

Cronograma Coleta Seletiva