Amantes da cultura e da arte dramática poderão contemplar entre os dias 17 a 23 de agosto, a 8ª Mostra de Teatro de Jacarezinho, Encena 2012, que neste ano contará com seis apresentações de renome no teatro nacional. São trabalhos premiados e reconhecidos em importantes festivais como o Festival Internacional de Londrina (Filo) e o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT). As peças também participaram dos roteiros do programa Palco Giratório promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc).
Ao longo das suas edições, o Encena conquistou reconhecimento como principal estratégia de formação de plateia para o teatro, e de democratização do acesso às artes cênicas no Norte Pioneiro do Paraná. O evento é uma realização da Prefeitura de Jacarezinho em parceria com a Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), e conta com importantes parceiros como o Núcleo de Agroecologia e Territórios (NEAT), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Conjunto Amadores de Teatro (CAT) e Sesc, além do apoio da RICTV (Record) e do Teatro Guaíra.
Uma grande novidade é que com a parceria feita com o Instituto Federal do Paraná, campus Jacarezinho, o evento cresceu e ficou mais diversificado. Durante a programação da Mostra serão realizadas diversas oficinas e projetos de iniciativa dos professores responsáveis pelo curso de Arte Dramática do IFPR.
Para a prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, o Encena é um festival fantástico que cresce a cada ano, alcançando cada vez mais o seu objetivo que é dar visibilidade à cultura, através do teatro. "É um festival que não perde nada em qualidade se comparado com os grandes festivais de teatro do Brasil", comentou.
A prefeita lembra que o Encena foi criado em seu primeiro ano à frente da administração pública do Município. "Nosso objetivo era de formar plateia, trazendo este conceito de apreciação das artes", explicou. Para Tina, a vinda do IFPR e a chegada do curso de Arte Dramática fortalecem ainda mais o conceito de valorização do teatro, e as vertentes de cultura que o Encena propicia. "Hoje temos estudantes de teatro que irão participar do Encena através de oficinas, isso é muito valioso e enriquece ainda mais o evento", destacou.
Para o reitor da Uenp, prof. Dr. Eduardo Rando Meneghel, o estímulo à cultura é fundamental para o desenvolvimento social. "É muito importante que a Uenp realize o Encena em parceria com a Prefeitura de Jacarezinho, visto que o evento já é consagrado em toda região e contribui com o fomento da cultura. Para nós o desenvolvimento social precisa ser completo e isso inclui a cultura", disse Meneghel.
Para o curador do evento, Danilo Oliveira, o objetivo do Encena é apresentar um panorama das produções mais destacadas pela sua relevância e inovação no cenário nacional. Ele destacou que neste ano, o Encena terá um clima de homenagem a Nelson Rodrigues. "Nelson é o maior dramaturgo brasileiro, que se vivo estivesse, completaria 100 anos no dia 23 de agosto", explicou.
Uma das apresentações que consta na programação do Encena e que presta homenagem ao dramaturgo é o espetáculo "17 x Nelson - Se não for eterno não é amor", do diretor Nelson Barskerville. Danilo lembra ainda que os outros espetáculos da mostra também lidam com temas "rodriguianos", como amor e morte.
Confira a programação
- 17 de agosto (sexta-feira): peça "Oxigênio" da Companhia Brasileira de Teatro, dirigida por Marcio Abreu. Não recomendado para menores de 14 anos.
- 18 de agosto (sábado): o Grupo Teatro Torto de Porto Alegre apresenta a peça "Dia Desmanchado". Recomendado para todas as idades.
- 20 de agosto (segunda-feira): apresentação da Cia. dos Inquietos de São Paulo com "Limpe Todo o Sangue Antes que Manche o Carpet". Não recomendado para menores de 14 anos.
- 21 de agosto (terça-feira): homenagem a Nelson Rodrigues com "17 x Nelson - Se não for eterno não é amor", de Nelson Barskerville. Não recomendado para menores de 16 anos (cenas de sexo, violência sexual, nudez e palavrão).
- 22 de agosto (quarta-feira): a Delírio Companhia de Teatro estará no Encena com "Kafka - Uma Vigília". Não recomendado para menores de 14 anos.
- 23 de agosto (quinta-feira): para encerrar a edição de 2012, foi convidado o Grupo Ás de Paus de Londrina com "A Pereira da Tia Miséria", que será apresentada nas escadarias da antiga Fafija. Recomendado para todas as idades.
Os ingressos podem ser obtidos na portaria do Conjunto Amadores de Teatro (CAT), a partir desta segunda-feira, 06, das 9h às 11h e das 14h às 17h. Os valores são de R$10,00 a inteira e R$5,00 meia entrada. Para aqueles que comprarem ingressos para todos os espetáculos da mostra, haverá um pacote promocional.