Saúde

Publicado em: 26/06/2012 11:41 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Foto: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Jacarezinho confirma primeiro caso de gripe A

O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Jacarezinho informa que na manhã de ontem, 25, foi confirmado um caso de Influenza A (H1N1) no Município. Em todo o Paraná há um aumento da ocorrência da doença e, por isso, toda a população deve redobrar os cuidados.

Em Jacarezinho, o caso se refere a um jovem de 17 anos e de acordo com o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Quirino, ainda está sendo feito levantamento para detectar a forma de contágio. "O paciente apresentou sintomas respiratórios, mas não foi necessária a internação e ele está tendo acompanhando domiciliar", acrescentou Quirino.

A orientação é que todas as pessoas que apresentem qualquer sintoma de gripe procurem os postos de saúde. "Os médicos foram orientados para estar receitando o Tamiflu para todos aqueles que tiverem qualquer indicação da doença, independentemente de confirmação laboratorial. O medicamento é eficaz e indicado para o tratamento de todos os tipos do vírus Influenza", ressaltou o diretor.

Prevenção

Para manter o vírus da Influenza longe é importante prestar atenção em alguns cuidados:

- lavar bem as mãos com água e sabão após tocar em superfícies (mesas, computadores de uso comum, maçanetas, botões de elevador, entre outros);

- manter os ambientes bem ventilados;

- cobrir a mão e o nariz com lenço descartável sempre que tossir ou espirrar;

- não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal;

- sempre que possível utilizar o álcool gel para higienizar as mãos.

Situação no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou um boletim na segunda-feira, 25, aponta que 180 casos de gripe A (H1N1) foram diagnosticados no Estado este ano. 13 pessoas tiveram complicações e morreram em decorrência da doença, 11 delas em junho. As mortes foram registradas nos municípios de São José dos Pinhais (3), Curitiba (2), Ponta Grossa (1), São Mateus do Sul (1), Astorga (1), Apucarana (1), Cornélio Procópio (1), Tibagi (1), Capitão Leônidas Marques (1) e Siqueira Campos (1).