Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 25/06/2012 16:49 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Jacarezinho recebe retroescavadeira através do Governo Federal

O Município de Jacarezinho foi um dos contemplados da região na entrega de 66 retroescavadeiras através do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A cerimônia foi realizada na sexta-feira, 22, no Parque de Exposições Alício Dias dos Reis, em Santo Antônio da Platina. A secretária executiva do Ministério, Márcia Quadrado representou o Governo Federal na oportunidade.

De acordo com a prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti com a nova retroescavadeira será possível melhorar as estradas rurais, beneficiando o escoamento das safras e também, o transporte escolar. "Este projeto é uma intenção da presidenta Dilma Rousseff de ampliar as patrulhas mecanizadas dos Municípios, que além da atuação rural, dão maior mobilidade para as ruas da área urbana que ainda não são asfaltadas", acrescentou.

O Município está pleiteando junto ao Governo Federal mais uma retro e uma motoniveladora. Como presidenta do Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento da Bacia do Paranaparema - G5, Tina está buscando outras duas motoniveladoras que vão contemplar os cinco municípios que fazem parte do Consórcio. "Com a aquisição desta retroescavadeira, em Jacarezinho, vamos dar início à escavação dos tanques nas propriedades rurais, através do projeto de piscicultura que vem sendo desenvolvido", destacou a prefeita.

Municípios beneficiados

Representando um investimento de aproximadamente R$5 milhões, as 66 retroescavadeiras beneficiarão cerca de 17 mil agricultores, 1.100 famílias assentadas e duas terras indígenas. Os municípios da região contemplados são: Abatiá, Carlópolis, Congonhinhas, Conselheiro Mairink, Guapirama, Ibaiti, Jaboti, Jacarezinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Pinhalão, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santana do Itararé, Santo Antonio da Platina, Santo Antonio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São José da Boa Vista, Sapopema, Siqueira Campos, Tomazina e Wenceslau Braz.