Saúde

Publicado em: 14/06/2012 15:08 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Arte: Ministério da Saúde | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Sábado é o Dia D da Campanha contra a paralisia infantil

Todas as crianças com até cinco anos devem ser imunizadas na Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite. Neste sábado, 16, os postos de saúde de Jacarezinho estarão atendendo das 8h às 17h. É importante lembrar que os pais ou responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação da criança.

Durante esta semana técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, estiveram nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei's) e vacinaram os alunos.

Previna a pólio!

Não existe tratamento para a pólio e, somente a prevenção por meio da vacina, garante a imunidade à doença. Apesar de não haver registro de casos de pólio há 23 anos no Brasil, é importante manter campanhas de vacinação anuais porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país porque ainda circula no mundo. Entre 2007 e 2012, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que três ainda são considerados endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

A vacina contra a pólio é segura. Ela se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, para serem avaliadas se devem ou não tomar a vacina. Crianças com febre acima de 38º Celsius, ou com alguma infecção, também devem ser avaliadas por um médico.