Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 05/06/2012 15:46 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Exposição e apresentações artísticas marcam a III Semana do Meio Ambiente

Hoje, 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e para marcar a data, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, prepararam uma exposição no hall de entrada do Cine Iguaçu e apresentações artísticas. As atividades integram a III Semana do Meio Ambiente, que teve início nesta segunda, 04, e segue até amanhã, 06.

Durante a abertura oficial do evento realizada na manhã de hoje, o secretário de Planejamento, Nelson Paulino destacou que a Semana é importante porque nos chama a refletir sobre nossas atitudes perante as questões ambientais. "O Poder Público tem feito o possível para dotar o Município de condições para tratar o meio ambiente. Porém, é necessário que todos se envolvam nesta luta, e por isso contamos com as crianças para mudar a realidade do nosso mundo", acrescentou Nelson Paulino.

Para a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Laura Lemos Gomes do Amaral, os alunos deram uma lição de civismo na manhã de hoje, ao cantarem os hinos Nacional e de Jacarezinho. Laura também frisou a importância do desenvolvimento da aprendizagem desde a infância acerca das diferentes questões que envolvem o cotidiano.

"Hoje os agentes de combate a dengue comentam que as casas onde moram crianças são mais limpas, então esta é a missão dos pequenos: ensinar os adultos. E é a partir dessas atitudes singelas que elas estão aprendendo e deixando o mundo melhor. Por isso quero deixar aqui a mensagem de que as crianças de hoje são a geração que vai cuidar do futuro do nosso planeta", considerou a secretária.

A diretora-geral de Meio Ambiente, Annieli Maieski explicou que a exposição tem como principais temas a fauna, flora, água, lixo e a reciclagem. Também, agradeceu as escolas municipais que contribuíram para os trabalhos, e os alunos que confeccionaram as peças que compõem a exposição.

"Nesta semana temos a oportunidade de colocar em evidência todas as questões ambientais vividas no cotidiano, mas que passam despercebidas, assim como as árvores que nos dão sombra, a água que mata nossa sede, e o lixo que produzimos e colocamos em frente as nossas casas, esquecendo muitas vezes, dos problemas que ele pode causar e também nos beneficiar", ressaltou Annieli.

Todos os alunos que visitam o Cine Iguaçu também podem levar para casa uma muda de árvore que está sendo doada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A chefe regional da entidade em Jacarezinho, Rosa Maria Gonzaga Baccon parabenizou as duas secretarias pela iniciativa. "É importante que as crianças se preocupem com o meio ambiente e os educadores incentivem a preservação, porque sem isso estaremos fadados a morte", completou Rosa Maria.

Finalizando as atividades da abertura oficial, os alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) Silvestre Marques fizeram uma apresentação musical. Também, foi apresentada ao longo do dia a peça teatral "A reunião do Senhor Ambiente", pelos estudantes do curso de Arte Dramática do Instituto Federal do Paraná (IFPR): Patricia Di Creddo, Rosana Paula de Souza, Tiely Leticia da Silva Sales, Aline Sales e Diogo Igor Cezario.