Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 05/06/2012 10:48 | Fonte/Agência: Texto e foto: Tecpar | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Criação do Parque Tecnológico do Norte Pioneiro tem avanços

O projeto do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para criar o Parque Tecnológico do Norte Pioneiro, a partir da instalação de uma Incubadora em seu campus de Jacarezinho, recebeu manifestações formais de apoio e será apresentado na próxima reunião da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi). Um encontro com os representantes de entidades envolvidas na constituição do Parque foi realizado na última sexta-feira, 01, no Centro Internacional de Inovação (C2I) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Os próximos passos para a criação do Parque são a elaboração de um termo de cooperação determinando as atribuições de cada entidade envolvida; a constituição jurídica do Parque e da Incubadora, e em seguida, o lançamento de um edital para escolher as primeiras empresas inovadoras interessadas a se instalarem no local para desenvolverem seus projetos/negócios.

Entre as entidades que já manifestaram interesse em contribuir com o Parque estão o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Jacarezinho, Prefeitura Municipal de Jacarezinho e Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O secretário Alípio Leal, que preside o Conselho de Administração do Tecpar, explicou que o Parque é uma estratégia de desenvolvimento dos 29 municípios do Norte Pioneiro a partir da atração de empresas de base tecnológica inovadoras. "É uma região pouco industrializada, muito dependente da agricultura e que precisa do incentivo do governo para se desenvolver e gerar empregos", disse Leal.

O campus do Tecpar em Jacarezinho fica próximo a entrada da cidade, tem mais de 120 mil m² de área total, dos quais 2,5 mil m² de área construída. A ideia é que seja o marco zero do Parque, que se estenderá por toda a região por meio de incentivos fiscais e investimentos.

"É um projeto estratégico para alavancar o desenvolvimento socioeconômico com a tecnologia e inovação, mas que o sucesso depende do comprometimento dos municípios e suas instituições e principalmente do interesse e envolvimento da comunidade", afirmou o diretor presidente do Tecpar, Júlio C. Felix.

Felix ainda relatou que as leis de inovação vão contribuir com o projeto porque regulamentam a relação público-privada em projetos de pesquisa e inovação. "A Lei de Inovação do Paraná já passou por todas as revisões e deve ser encaminhada pelo Governo ao Legislativo nos próximos dias, mas é importante que os municípios também tenham suas próprias leis", acrescentou Felix, destacando que um dos principais benefícios do Parque será a fixação das competências locais para o desenvolvimento da própria região.

Parceiros

O campus de Jacarezinho do IFPR tem cursos técnicos de Eletromecânica, Informática, Arte Dramática e Alimentos. Segundo o diretor do IFPR - Jacarezinho, Gustavo Serra, a criação do Parque vai estimular o empreendedorismo aumento as oportunidades para que os alunos permaneçam na região.

O Senai foi convidado por Júlio C. Felix para montar um Hotel de Projetos Inovadores (HPI) em um dos prédios disponíveis no Tecpar/Jacarezinho. O objetivo do HPI é transformar ideias em projetos com plano de negócio. A gerente de Serviços Tecnológicos e de Inovação do Senai, Sonia Parolin afirmou que há interesse da instituição.

Para atuar na segunda fase do processo, dando apoio para o desenvolvimento de negócios inovadores e crescimento das empresas, a Incubadora em Jacarezinho será constituída com apoio dos profissionais da Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), do Tecpar, uma das mais antigas e respeitadas do país, em parceria com o Centro Internacional de Inovação (C2I), do Senai.

A vice-presidente da Amunorpi e prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti classificou a criação do Parque como uma oportunidade de transformar a região, diversificar a economia, gerar empregos, renda e melhorar os índices de desenvolvimento humano. Ela se comprometeu a propor a criação de uma Lei Municipal de Inovação e apresentar o projeto do Parque na próxima reunião da Amunorpi, buscando apoio dos prefeitos do Norte Pioneiro.