Saúde

Publicado em: 04/06/2012 15:15 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Unidade de Suporte Avançado do Samu é inaugurada em Jacarezinho

O atendimento de urgência em toda a região do Norte Pioneiro recebeu melhorias com a instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No último sábado, 02, Jacarezinho inaugurou a Unidade de Suporte Avançado no Município, que vai agilizar o atendimento clínico, diminuindo o número de mortes e também possíveis sequelas.

Para a efetivação dos serviços do Samu foi necessária a integração do trabalho entre as três esferas administrativas - Municipal, Estadual e Federal. Durante a cerimônia de inauguração da unidade em Jacarezinho, a prefeita Tina Toneti ressaltou as parcerias com diferentes entidades e setores que possibilitaram a instalação do serviço.

"O Samu é um serviço que toda população tem acesso, com profissionais exclusivos para atender aqueles que venham precisar. Cuidar da saúde humana é uma missão, executada por pessoas abençoadas. Também, vale lembrar que vamos lutar por uma Central de Regulação aqui em Jacarezinho, para que Cornélio Procópio preste atendimento ao Norte e nós, do Norte Pioneiro", afirmou Tina.

O secretário de Planejamento, Nelson Paulino destacou que este é mais um serviço público essencial entregue a população. "O Samu vai salvar muitas vidas, pois se trata de um recurso a mais que os profissionais da Saúde dispõem para executar seu trabalho. Com isso, toda a comunidade da região ganha mais segurança nos atendimentos de urgência", acrescentou Nelson Paulino.

De acordo com o secretário de Saúde, João Luccas Thabet Venturine o Samu era o serviço que faltava na ligação entre a atenção básica à Saúde e os atendimentos de urgência e emergência executados no Município. "A prefeita Tina garantiu a atenção básica com a construção de grandes postos de Saúde e ainda direcionou recursos a Santa Casa, possibilitando o atendimento no Pronto Socorro. O Samu liga essas duas áreas e mostra o grande trabalho da prefeita", concluiu Venturine.