Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 28/05/2012 14:01 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Prefeitura e Instituto Globoaves iniciam procedimentos para o PAF

Para viabilizar opção de renda para até 100 produtores rurais de Jacarezinho, foi firmado convênio entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e o Instituto Globoaves, para a criação do Programa de Avicultura Familiar (PAF). O projeto consiste na criação de galinhas caipiras (poedeiras) com genética melhorada.

A próxima etapa do PAF é visitar os produtores cadastrados no programa, para estudar a viabilidade da criação das galinhas, conforme as normas exigidas. Através do Programa, cada um dos produtores rurais cadastrados receberá 50 aves com alta capacidade de produção de ovos.

Para a prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, o programa representa uma nova possibilidade para os produtores locais, tendo em vista a criação de uma associação, para que os ovos sejam vendidos para o mercado e também para o Município, através da merenda escolar. "Sabemos que essas galinhas têm capacidade de produzir o dobro de ovos que as galinhas caipiras comuns. Portanto, ações como essas visam não só o crescimento econômico do produtor em sua família, mas possibilita que se crie um novo negócio, uma espécie de cooperativa local", afirmou.

O coordenador do PAF, Marcos Bertoli, explicou que as galinhas comuns produzem em média 150 ovos em seu ciclo de vida que, geralmente, é em torno de 18 meses. Já a galinha com genética melhorada do Instituto Glovoabves, produz em média 350 ovos, no mesmo ciclo. Diante destes números, é possível que o produtor tenha ovos suficientes para alimentar a família, para vender ao mercado, e ainda sobram ovos para a criação de novos produtos, como macarrão, pão, entre outros alimentos.

"Nosso objetivo é transferir o conhecimento do Instituto Globoaves, trazendo a metodologia da avicultura industrial, com todos os seus cuidados. Ou seja, oportunizar a criação de galinhas caipiras, organizar o produtor numa associação, juntamente com o seu sistema de produção, classificar os ovos e vendê-los para o mercado", ressaltou.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Antônio Costa, está sendo estudado o melhor local para a construção do Aviário Pulmão, ambiente onde as galinhas doadas pelo Instituto Globoaves ficarão nas primeiras 16 semanas de vida. No local, as aves serão vacinadas e assistidas, para só então serem entregues aos agricultores. Nas propriedades rurais, também será feito acompanhamento para garantir a qualidade da produção.