Conservação Urbana

Publicado em: 24/05/2012 16:18 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Aquisição de caminhões gera melhorias no serviço de coleta de resíduos

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho adquiriu dois caminhões e coletores de lixo orgânico que vão tornar a coleta de resíduos mais eficiente. O investimento de R$444.790,00 foi feito com recursos próprios do Município. Além das melhorias diretas na qualidade de vida dos moradores, os coletores também terão mais segurança para executar o trabalho.

A aquisição dos veículos melhora a logística da coleta de lixo, deixando a cidade mais limpa, e consequentemente, proporciona qualidade de vida à população. "O estilo de vida da nossa sociedade estimula o consumo, e assim, o volume de lixo gerado hoje é muito maior. Este investimento faz parte da política de limpeza pública adotada pela Prefeitura de Jacarezinho. Além disso, a aquisição destes veículos está intimamente ligada à questão de saúde pública", ressaltou a prefeita Tina Toneti.

O secretário de Planejamento, Nelson Paulino afirmou que esta aquisição com recursos próprios do Município só foi possível graças à seriedade com que a prefeita conduz as contas públicas. "Ainda, demonstra a preocupação desta administração com a melhoria das condições de coleta, manejo e destinação corretos dos resíduos produzidos nas residências", completou Nelson Paulino.

De acordo com o secretário de Conservação Urbana, Leonardo Costa Santos, cada um dos caminhões tem capacidade para coletar 15m³ de resíduos. Também, possuem caixa de captação de chorume, o que impede que o líquido vaze e contamine o solo durante o transporte.

Outro benefício da aquisição é que não será mais necessária a utilização de caminhões caçamba na coleta. "Cerca de 20% do serviço era executado nesses veículos, o que é considerado errado ambientalmente e do ponto de vista da segurança dos trabalhadores. A partir de agora, os coletores também terão melhores condições para executar o trabalho", acrescentou o secretário.

Segundo Costa Santos, além dos novos veículos, outros três ficarão a disposição do serviço de coleta de resíduos. Um ficará de reserva, caso algum dos caminhões precise de reparos. Já, o veículo menor que tem capacidade de armazenar 07m³ será utilizado para coleta em regiões de difícil acesso e na zona rural.

"Temos um projeto para que a coleta do lixo no Centro da cidade seja feita a noite, visto que é um serviço executado diariamente. Porém, para isso estamos aguardando a iluminação do aterro sanitário. Com isso, poderemos trabalhar em dois turnos e liberar um dos caminhões caçamba para uso na limpeza pública ou até mesmo em obras", concluiu o secretário.

Cronograma da coleta seletiva

Uma cidade limpa gera mais qualidade de vida para os moradores, então faça a sua parte não jogando lixo nas vias públicas e fique atento ao cronograma da coleta seletiva nos bairros:

- segunda-feira (a partir das 07h)

Novo Jacarezinho e região; Vila Ageu; Jardim Europa; Nova Alcântara; Jardim Maristela; Jardim Morumbi; Anita Moreira; Vila Ribeiro; Pompéia; Vila Santana; Vila Prestes; Vila Setti; Jardim Kirei e Bairro da Estação.

- terça-feira (a partir das 07h)

Parque Bela Vista e região; Jardim Alto da Boa Vista; Parque Alvorada; Jardim Maria Lucia; Jardim São Francisco; Vila Caritas; São Paulo; Jardim Popular; Maria Angélica; Vila Rondon; Vila Santa Rita; Vila Jardim e Vila Delminda.

- quarta-feira (a partir das 07h)

Vila São Pedro e região; Vila Scyllas; Vila Maria; Vila Pedro Igrandolo; Jardim Boa Vista; Vila Marina; Jardim Delamura; Jardim Dom Pedro Filipaki; Vila Faisão; Jardim João Afonso; Jardim Dona Ismênia e Jardim Scyllas Peixoto.

- quinta-feira (a partir das 07h)

Centro e região; Jardim Arruda; Jardim América; Vila Rosa; Jardim Canadá I e II e Vila Alves.

- sexta-feira (a partir das 07h)

Parque Aeroporto e região; Novo Aeroporto; Vila Leão; Nossa Senhora das Graças; Jardim Cristo Rei; Panorama; Jardim Castro e Jardim São Luiz I e II.