Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 23/05/2012 16:54 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Foto: Arquivo - Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Jacarezinho é a terceira cidade a gerar mais empregos no Paraná em abril

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), relativos a abril, mostram que Jacarezinho gerou no último mês 676 empregos formais (com carteira assinada). O índice é o terceiro melhor do Paraná, ficando atrás apenas de Curitiba e Maringá. Os números somam-se a conquista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, concedido ao Município pelo estímulo a geração de emprego e renda de forma sustentável.

Conforme o Caged, que é regulado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, no mês de abril foram 925 admissões e 249 desligamentos, o que resulta no saldo positivo de 676 novos postos de trabalho. Em comparação com a microrregião composta por Jacarezinho, Jundiaí do Sul, Barra do Jacaré, Cambará e Santo Antônio de Platina, o Município foi responsável pela geração de 46,46% do total de empregos formais - 1.991.

Para a prefeita Tina Toneti, os números do Caged comprovam a eficácia do Município na geração de empregos e renda, através de investimentos na capacitação de profissionais, estímulo a inovação e modernização das Micro e Pequenas Empresas (MPE's) e da agricultura familiar. "Estas ações constituem um quadro muito favorável ao desenvolvimento econômico de Jacarezinho. Os dados do Caged só vêm confirmar esta posição, pois são números oficiais e com total credibilidade", completou a prefeita.

Além disso, a instalação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Jacarezinho, ampliou as possibilidades de profissionalização para os moradores de toda a região. Completando dois anos e formando a primeira turma, o IFPR já está posicionando os alunos no mercado de trabalho, principalmente, através de estágios. "As empresas estão buscando os profissionais dentro da instituição de ensino, muitos sairão da formação com o emprego garantido", destacou Tina.

Desde o ano de 2005 foram abertas mais de 1600 empresas em Jacarezinho. Destas, 512 são de empreendedores individuais. A pesquisa Target IPC Maps/Sebrae aponta que de 2008 a 2011, o crescimento no número de empresas foi de 78%, sendo que somente no setor de serviços esse incremento foi de 90%.

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços foi a grande articuladora do desenvolvimento do ambiente favorável ao empreendedorismo. A secretária Nádia Jaqueline Cussolin, afirmou que isto foi possível através da qualificação da mão-de-obra e estímulo ao perfil empreendedor.

"As parcerias que firmamos com entidades como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), possibilitaram a oferta de cursos gratuitos a toda população. Além disso, temos o Programa Telessalas do Trabalhador, onde os profissionais que pretendem se destacar no mercado de trabalho também recebem capacitação", ressaltou Nádia.

Cursos em 2012

Até o final do ano a Prefeitura Municipal vai ofertar gratuitamente diferentes cursos profissionalizantes em parceria com as instituições. Nos cursos do Senac serão 292 vagas, nas seguintes modalidades: A venda com foco no cliente; Cabeleireiro; Criação e Montagem de Bijuterias; Customização de Chinelos; Empreendedorismo; English Elementary 1A; Excelência no Atendimento em Farmácia; Informações sobre Atrativos Turísticos; Modelagem e Henna para Sobrancelha; Qualidade no Atendimento Telefônico; Salgados para Confeitaria; Serviços de Depilação; Técnicas do Serviço de Manicure e Uso Básico do Micro com Internet.

Já através do Senai serão os seguintes cursos: Pedreiro; Caldeireiro; Eletricista de linhas elétricas de alta e baixa tensão; Costureiro Industrial do Vestuário; Iniciação a Serralheria; Operador de Empilhadeira; Eletricista de Automóveis; NR10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade e Mestre de Obras.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços ou pelo telefone 3911-3056.