Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 18/05/2012 15:30 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Guilherme Carneiro - Marina Lukavy | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Passeata alerta para o combate ao abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes - 18 de maio, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Silvestre Marques do bairro Aeroporto, preparou uma série de atividades que foram trabalhadas durante 14 dias junto aos alunos. Nesta sexta-feira, estudantes e alunos saíram em passeata pela rua principal do bairro com cartazes e faixas alusivos a data.

O lema da campanha deste ano é "Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater", e na Silvestre Marques o tema foi apresentado com palestras, filmes, panfletos e gibis, com linguagem adequada à faixa etária dos alunos. De acordo com a diretora Magali Moreira Gonçalves, é fundamental trabalhar o tema junto às crianças porque muitas vezes o abuso pode acontecer mesmo dentro de casa.

"Nós ficamos surpresos com o que algumas crianças demonstraram já ter visto em relação a sexualidade, e algumas, até expuseram fatos de situações que vivenciaram e aproveitaram para tirar dúvidas. Como é um assunto delicado, nós trabalhamos com muito cuidado, explicando que o corpo é um presente de Deus e que se alguém o tocar de uma forma que esta criança não goste, que ela converse com os pais ou professores", frisou Magali.

Os pais também participaram das atividades e puderam atestar que o tema foi abordado corretamente pela equipe pedagógica da escola.  "Esperamos que depois desta passeata toda a comunidade veja com outros olhos esta situação. É importante que todos fiquemos alertas porque ao contrário do que muitas vezes pensamos, são casos que podem ocorrer na nossa família, e nenhuma criança merece tal violência", acrescentou a diretora.

O trabalho na escola é desenvolvido em parceria com o Ministério Público, Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (NEDDIJ), Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação.

No caso de suspeita de qualquer caso de abuso de exploração sexual de meninas e meninos, a denúncia deve ser feita pelos telefones: 100 ou (43) 3911-3109.