Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 15/05/2012 16:29 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy - Portal Brasil / Foto: Divulgação | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Jacarezinho é contemplada com mais uma supercreche através do programa Brasil Carinhoso

A prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti está em Brasília nesta semana e assinou ontem, 14, um acordo para construção de uma supercreche que vai atender até 200 crianças do bairro Aeroporto. A ação faz parte da Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância - Brasil Carinhoso, lançada na segunda-feira, pela presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. A expectativa é reduzir em 62% a extrema pobreza na faixa de zero a seis anos.

O plano reúne iniciativas voltadas para a primeira infância nas áreas social, com a ampliação do Bolsa Família; da educação, com o aumento da oferta de vagas nas creches; e da saúde, oferecendo suplementação de vitamina A, ferro, e medicação gratuita contra asma. A previsão de investimento é de R$10 bilhões entre 2012 e 2014.

"É muito importante esta visão da presidenta em trabalhar a erradicação da pobreza com as crianças de zero a seis anos, pois é nesta fase que ocorre a formação intelectual e das características cognitivas, ou seja, a formação para a vida. Vale ressaltar, que o Brasil Carinhoso não incluiu apenas a construção da supercreche, mas também, uma série de serviços agregados", destacou a prefeita Tina.

Sobre a entrega de medicamentos, a distribuição de vitamina A será feita durante as campanhas nacionais de vacinação. O suplemento de ferro será garantido por meio das Unidades Básicas de Saúde para quem tiver indicação médica. Os remédios para o tratamento da asma serão distribuídos de graça, na rede Aqui tem Farmácia Popular.

Já o Bolsa Família será ampliado para garantir a todas as famílias que tenham, pelo menos, uma criança de zero a seis, uma renda mensal de no mínimo R$70,00 por pessoa. Esse dinheiro será pago no cartão do Bolsa Família, no mesmo dia em que as famílias já recebem o benefício.

Na área da educação, o Governo Federal vai aumentar o número de vagas nas creches. Durante o lançamento do Brasil Carinhoso, foi assinado um acordo com as prefeituras para a construção de mais 1.500 creches em todo o País. Serão repassados para as prefeituras os recursos para custear cada nova vaga aberta nas creches públicas ou conveniadas.

Além disso, para cada criança do Bolsa Família matriculada, o Município vai receber 50% a mais do valor que já é repassado pelo Governo Federal. Com isso, o Governo quer estimular a matrícula de crianças do Bolsa Família nas creches de todo o País. Outra ação prevista no Brasil Carinhoso é o aumento em quase 70% do valor que o Governo Federal repassa aos Municípios para reforçar a alimentação nessas creches.