Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 14/05/2012 15:20 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Vanhoni inaugura oficialmente iluminação e acesso ao IFPR

Uma das mais importantes conquistas para Jacarezinho nos últimos anos foi a instalação do campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), no município. O deputado federal Ângelo Vanhoni, que foi decisivo na articulação junto ao Governo Federal, participou na sexta-feira, 11, da inauguração oficial da Avenida Doutor Tito e da iluminação do acesso ao Instituto.

Durante a solenidade, o deputado reforçou o seu compromisso com Jacarezinho e diz que se sente realizado em poder ter contribuído para a instalação do IFPR. Ele também falou sobre a ampliação das escolas técnicas em todo o país, que teve início com o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. "Em todo o Brasil, apenas 100 mil pessoas tinham o acesso ao ensino profissionalizante, mas até 2014 queremos chegar aos 800 mil contemplados. É através da capacitação da juventude e da produção de ciência que seremos uma população desenvolvida", afirmou Vanhoni.

Neste mês de maio, o campus de Jacarezinho do IFPR completa dois anos e já conta com mais de 600 alunos. Para o deputado, a instituição apresentou um grande desenvolvimento em um curto espaço de tempo, e daqui a dez anos terá impacto considerável em toda a região, atraindo investimentos e novos moradores. "Recentemente foi implantado o curso de Artes Cênicas nesta unidade, o que representa o investimento na produção cultural do nosso povo, defendido pela presidenta Dilma Rousseff", completou.

Atualmente, dois novos blocos estão sendo construídos no IFPR e de acordo com a prefeita Tina Toneti, a meta é que a instituição passe a atender cerca de 3.000 alunos nos próximos anos. "Este ato de inauguração é uma forma de agradecer ao Vanhoni pela conquista da obra que veio complementar o Jardim Panorama. Com a instalação do Instituto a comunidade da região viu desabrochar uma nova realidade", destacou Tina.

O secretário de Planejamento, Nelson Paulino reforçou a afirmação do desenvolvimento das localidades no entorno da instituição, que pode ser observado principalmente através do surgimento de novos loteamentos. "Com a Avenida Doutor Tito e a sua iluminação, temos a contemplação de um sonho que se realiza. A emenda parlamentar foi transformada em benefícios para a comunidade que se desenvolve junto com o IFPR", observou Nelson Paulino.

Segundo o diretor do campus de Jacarezinho do IFPR, Gustavo Villani Serra, não só Jacarezinho, mas toda a região deve agradecer ao deputado Vanhoni pelo empenho em trazer o Instituto para o município. "Para comemorar os dois anos da instituição estamos preparando atividades especiais para o dia 24 de maio", concluiu o diretor.