Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 14/05/2012 10:00 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Bairro Aeroporto é contemplado com o Telecentro Rosa Branca

Para garantir o acesso de toda a comunidade a tecnologia e a informação, a Prefeitura Municipal de Jacarezinho inaugurou nesta sexta-feira, 11, o Telecentro Rosa Branca, no bairro Aeroporto. O espaço aberto a todos os moradores, conta com dez computadores com acesso a internet. Na ocasião, a prefeita Tina Toneti anunciou que o Município foi contemplado pelo Governo Federal com uma creche, que vai atender cerca de 200 crianças no Aeroporto.

A instalação do Telecentro Rosa Branca foi possível através de uma parceria articulada pelo deputado federal Ângelo Vanhoni, entre a Prefeitura e o Programa Federal Serpro de Inclusão Digital. Durante a inauguração, o deputado ressaltou a importância de se criarem plataformas que proporcionem o acesso ao conhecimento a toda população.

"Sabendo que a educação é fundamental para o desenvolvimento de todas as áreas do Município, a prefeita Tina tem um olhar especial para este setor. Que estes computadores contribuam para que toda comunidade se aproxime do conhecimento. Nos preocupamos com a educação, porque nos preocupamos com o futuro", afirmou Vanhoni.

Tina lembrou que a melhor utilização do Centro Rosa Branca surgiu a pedido dos próprios moradores, e por sugestão do deputado se optou por ali instalar o Telecentro. "A partir de hoje, toda a comunidade vai poder utilizar este espaço, pois queremos desenvolver o bairro cada vez mais. O Centro da cidade, dentro de alguns dias também contará com um Telecentro como este", acrescentou a prefeita.

O projeto de inclusão digital faz parte do conjunto de ações integradas desenvolvidas no bairro Aeroporto, que recebeu mais uma obra obtida juntamente ao Governo Federal. "Nós conseguimos estas realizações porque a comunidade é merecedora desta atenção", destacou o secretário de Planejamento, Nelson Paulino.

O representante da Serpro, José Carlos Ientz disse que a empresa atua em todo o território nacional com cerca de 480 Telecentros instalados, assim, inserindo o cidadão na sociedade da informação. "São necessárias as parcerias entre o órgão federal e as prefeituras para levar a tecnologia da informação ao maior número de pessoas, pois o processo de inclusão digital é contínuo", completou.

Além do Rosa Branca, o bairro Aeroporto também foi contemplado com uma creche que vai atender 200 crianças. Durante esta semana, Tina estará em Brasília, onde assina o convênio com o Governo Federal e se reúne com a presidenta Dilma Rousseff.