Conservação Urbana

Publicado em: 10/05/2012 16:24 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Moradores do Jardim São Luís 2 comemoram asfaltamento das ruas

Após muitos anos de espera, os moradores do Jardim São Luís 2, em Jacarezinho, já podem comemorar o asfaltamento das ruas do bairro. A obra, que teve início em fevereiro, foi executada com recursos próprios do Município e representou um investimento de mais de R$350 mil. Neste sábado, 12, a partir das 10h, será realizada a inauguração oficial.

Para garantir um trabalho de qualidade, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Conservação Urbana, realizou todas as etapas necessárias para o asfaltamento. Num primeiro momento foram construídas as galerias, em seguida o meio-fio, para só então, ser feito o asfalto. "É uma grande alegria poder estar realizando o sonho desses moradores. Muitos já se diziam desacreditados, pois moram aqui há muitos anos e sofriam com o barro ou a poeira", afirmou a prefeita Tina Toneti.

Na execução da obra foram investidos aproximadamente R$350 mil oriundos de recursos próprios do Município, ou seja, não foi firmado nenhum convênio com governos Estadual ou Federal. "Conseguimos construir ao longo dos anos, por meio de uma administração séria, espaço no orçamento do Município para que pudéssemos ter condições de realizar estas obras de infraestrutura, com recursos próprios. O que estamos vendo é o resultado da boa gestão implementada pela prefeita e sua equipe. Outros bairros receberão asfalto e drenagem até o fim do ano, e assim, vamos realizando o sonho desses moradores que esperaram por tanto tempo", explicou o secretário de Planejamento, Nelson Paulino.

Morador do bairro há 20 anos, o operador de equipamentos Nilson Barbosa declarou que a pavimentação melhorou muito as condições de tráfego na sua rua (Rua Arara). "Quando vim morar aqui não tínhamos nem esgoto, e hoje estamos muito felizes porque não teremos mais barro e nem a poeira que sujavam muito as casas, além de que o pó fazia mal para a saúde", acrescentou Barbosa.

Há muitos anos esperando o asfalto no bairro, a moradora Almerinda Cardoso de Jesus agradeceu à Prefeitura de Jacarezinho pela obra. "Fomos à luta e fico muito emocionada em ver a obra depois de tanto tempo esperando esse asfalto. Agradeço a prefeita Tina e a toda sua equipe", frisou Almerinda.

A obra

Ao todo, foram colocados 8.800 m² de asfalto nas ruas do Jardim São Luís 2. De acordo com a Secretaria de Conservação Urbana, as etapas da obra foram as seguintes: rede de galerias para a captação de águas pluviais; meio-fio em concreto usinado; base com saibro compactado e brita graduada para preenchimento; asfalto pré-misturado a frio.

Para o secretário de Conservação Urbana, Leonardo Costa Santos, a principal dificuldade encontrada na realização da obra foi a execução da rede de galerias, devido ao solo rochoso. "Essa característica demandou a utilização de um martelete. Durante dois meses nós trabalhamos para quebrar as rochas, o que aumentou o custo da obra e causou certo atraso no cronograma", explicou.

Na Rua Arapongas foi necessária a construção de um muro de arrimo com 30 metros de comprimento, por cinco metros de altura. O processo delicado e realizado em etapas, foi fundamental para ampliar a largura da via e garantir a segurança dos moradores, pois evita desmoronamentos em função da chuva.

Segundo Costa Santos, outro fator que dificultou a execução do asfaltamento foi o fornecimento do concreto usinado para a construção do meio-fio. "A empresa não fornecia no tempo e nem na quantidade em que precisávamos. Se o fornecimento do concreto fosse feito regularmente nós teríamos executado o serviço em duas semanas, não em pouco mais de dois meses como aconteceu", acrescentou.

Para o secretário, apesar de todas as dificuldades no transcorrer dos serviços, a satisfação em ver a reação dos moradores é muito grande. "O bairro tem mais de 50 anos e muitos moradores não acreditavam que a obra fosse acontecer, porque em outras administrações, muitas vezes o asfalto foi prometido. E agora é possível acreditar que com uma gestão comprometida e honesta fazemos a diferença. O nosso objetivo é levar asfalto para todos os bairros da cidade. Quero agradecer também a toda a equipe que não mediu esforços e trabalhou inclusive nos finais de semana e feriados para vencer todos os obstáculos", finalizou Costa Santos.