Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 03/05/2012 16:12 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Foto: Guilherme Carneiro | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Tecpar pretende instalar Parque Tecnológico em Jacarezinho

Representantes do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) estiveram na tarde de ontem, 02, no Gabinete da prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, para apresentar o projeto de criação do Parque Tecnológico do Norte Pioneiro no município. O objetivo é instalar uma incubadora tecnológica em Jacarezinho, na qual poderiam ser inseridas empresas de base tecnológica e inovadora. Além disso, através do Tecpar Educação, moradores da região poderão receber capacitação para atuar na área.

O Instituto atua em todo o estado, e em Jacarezinho realiza pesquisas para extração de vacinas. Com o novo projeto, o Tecpar visa atender o município e mais 29 cidades do Norte Pioneiro. "Além de possibilitar o desenvolvimento econômico da nossa região, o Parque Tecnológico do Tecpar vai expandir as pesquisas na área através da capacitação daqueles que tenham interesse em desenvolver o empreendedorismo, ou que tenham perfis inovadores e tecnológicos", destacou a prefeita.

Segundo o representante do Tecpar de Curitiba, Carlos Alberto da Costa Macedo, a instalação da incubadora tecnológica e do centro de capacitação será feita em parceria com a Prefeitura Municipal de Jacarezinho e agentes da educação. Este novo projeto, além de reformular a unidade de Jacarezinho, contribui para o desenvolvimento da região como um todo. Através de um estudo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), se chegou à conclusão de que 29 municípios podem ser atingidos com o Parque Tecnológico do Norte Pioneiro.

"Aqui em Jacarezinho estamos dando início às conversas. Temos que reformar a estrutura do Tecpar no município e admitir empresas através do perfil tecnológico e inovador, esta é uma orientação do próprio Instituto. Por exemplo, nós não podemos abrir a entidade para uma empresa de agronegócios simples, que não tem perfil de inovação e nem de tecnologia, pois isso fugiria do perfil da missão do Tecpar. É preciso ter ferramentas e conceitos que modifiquem um cenário de negócios", explicou Macedo.

Para o Tecpar Educação serão necessárias parcerias com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e também universidades. De acordo com o estudo do Ipardes, na região de 29 municípios, existem 14 instituições de ensino superior. "Dentro dessas universidades, com o perfil e leque de cursos que são apresentados, nós poderemos aproveitar situações favoráveis para oferecer capacitação para os moradores", finalizou Macedo.