Saúde

Publicado em: 27/04/2012 14:58 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Foto: Arquivo - Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Colaboração dos moradores é fundamental para evitar novos casos de dengue

O surgimento de casos de dengue fez aumentar a preocupação com a possibilidade de uma nova epidemia da doença em Jacarezinho. Devido à proximidade do final de semana e do feriado de 01 de maio, Dia do Trabalhador, a Prefeitura Municipal pede que toda a população se mobilize no combate ao mosquito Aedes aegypti fazendo a limpeza dos quintais.

Até o momento, foram confirmados dois casos de dengue pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), e outros dois tiveram resultado positivo no exame feito pelo teste rápido e em laboratório particular em Jacarezinho. Segundo o diretor da Vigilância Sanitária e responsável pelo trabalho de controle da dengue, Luís Carlos Ferreira, entre ontem, 26, e hoje, surgiram mais três notificações.

"Os quatro primeiros casos estavam concentrados na Vila Alves, porém, as notificações registradas recentemente são em outros bairros: Dom Pedro Felipack, Panorama e Parque Bela Vista. Nestes locais já foi feito o bloqueio e na visita domiciliar foi executada a limpeza. A população precisa estar atenta e nos ajudar, pois, devido ao feriado, o desenvolvimento das ações por parte da Vigilância ficam um pouco prejudicadas", considerou Ferreira.

O diretor ainda explicou que devido ao tempo de incubação, a coleta de material para análise dos três últimos casos só poderá ser feita na próxima segunda-feira, 30. Conforme o resultado dos exames serão definidos os próximos passos no combate à dengue. Inclusive, uma equipe da Vigilância Sanitária estará de plantão para a execução de ações caso seja necessário.

A presença do mosquito transmissor da doença e a ocorrência de epidemias em outras regiões, como o Rio de Janeiro, fazem com que exista o risco de um novo surto de dengue em Jacarezinho. "Precisamos redobrar a atenção nos cuidados e peço para que os líderes comunitários nos ajudem a conscientizar e mobilizar a população", afirmou Ferreira.

Um arrastão de limpeza contra a dengue está programado para o dia 19 de maio. Porém, desde já cada um deve fazer a sua parte e ajudar a evitar que o município registre mais casos da doença. Vale lembrar que quem sentir os sintomas deve procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo.