O prefeito

Publicado em: 26/04/2012 17:21 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Departamento de Comunicação | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Tina vai à Curitiba tratar de interesses do Município

A prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti esteve em Curitiba na terça-feira, 24, para tratar de diferentes assuntos pertinentes ao Município. Tina acompanhou junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) o andamento da aprovação das contas municipais. Também, participou de uma audiência na Secretaria Estadual de Educação (Seed) acerca do transporte escolar, visitou o novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia e o deputado estadual Enio Verri.

Contas Municipais

Tina esteve no TCE para tratar sobre os processos de aprovação das Contas do Município de Jacarezinho e também na Diretoria de Análise de Transferências (DAT), responsável pela fiscalização de convênios. As contas referentes ao exercício financeiro dos anos de 2005, 2006, 2007 e 2009 estão aprovadas.

A prefeita explicou que o processo de 2008 está na Diretoria de Contas dos Municípios (DCM), para análise de defesa complementar. As contas do ano de 2010 já estão com o parecer favorável da DCM e do Ministério Público de Contas, aguardando o conselho favorável do relator Artagão de Mattos Leão para a decisão final.

As contas municipais referentes a 2011 acabaram de dar entrada na DCM. Através de uma conversa com um técnico de Contas, a prefeita tomou conhecimento de que até o final deste ano, todas as contas até 2011 devem ser analisadas e têm grande probabilidade de aprovação.

"É satisfatório saber dessas aprovações porque fiz um governo com austeridade, firmeza e seriedade e, agradeço a minha equipe por ter aceitado esta forma de governar. Ter as contas aprovadas faz sentir que tudo isso valeu a pena. Sou muito jovem e tenho uma sequência de vida pela frente quer seja na política, ou em uma profissão, e não gostaria de ficar com pendências", destacou Tina.

Transporte Escolar

A prefeita participou de uma reunião na sede da Secretaria Estadual de Educação (Seed), na qual estava presente o secretário da pasta e vice-governador, Flávio Arns. A questão do transporte escolar foi tratada junto com o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Gabriel Samaha, o Gabão, e todos os presidentes das microrregiões do Estado. Representando a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), estiveram o presidente Eduí Gonçalves e a vice-presidentaTina Toneti.

A pauta da reunião incluiu a apresentação do Sistema de Gestão do Transporte Escolar (Siget) e o processo de distribuição dos recursos repassados aos Municípios. O Estado do Paraná fará o repasse de R$80 milhões e o Governo Federal, mais R$22 milhões. "O valor total é de R$102 milhões, sendo que os Municípios gastam R$120 milhões com o transporte do Estado. Acredito que o restante do valor terá que ser completado pelos Municípios", acrescentou Tina.

O Governo do Paraná divulgou uma lista com os valores a serem repassados para o transporte escolar, porém, Jacarezinho não consta na relação. A prefeita disse que no sistema não faz parte o valor a ser repassado para o Município porque os dados teriam que ser informados ao Siget para que pudesse ser feito o cálculo.

"Como a nossa equipe entendeu que ao repassar as informações ao Siget automaticamente seria vinculada a assinatura do convênio, o Município não alimentou o sistema. Mas hoje pela manhã os dados já foram repassados ao Siget, mesmo que nós não venhamos a fazer a assinatura do convênio", observou.

O Município de Jacarezinho espera receber repasse no valor de R$600 mil do Estado, e de acordo com Tina, se o sistema indicar um valor menor como R$200 ou R$300 mil, não será feita a assinatura do convênio. A decisão se será possível fazer o transporte dos alunos da Rede Estadual será tomada junto aos diretores das escolas estaduais e com a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Jacarezinho, Laura Lemos Gomes do Amaral.

"No caso de muitos dos municípios que forneceram os dados para o Siget, o repasse para o transporte escolar ficou aquém do esperado. Após tomarmos conhecimento do valor que será repassado à Jacarezinho, caso fique abaixo da expectativa que é a metade do que vamos gastar este ano, vamos solicitar uma nova reunião com o secretário Arns para que isso seja corrigido", considerou a prefeita.

Ministério Público

Como não foi possível a presença de Tina na cerimônia de posse do novo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná, Gilberto Giacoia, a prefeita aproveitou a passagem por Curitiba para fazer uma visita de cortesia. Ex-aluna e admiradora do trabalho desenvolvido por Giacoia, Tina frisou que tem grande esperança nos rumos que o Ministério Público vai tomar a partir das mãos do procurador-geral.

"Ele tem um conhecimento técnico muito grande, além da experiência no Ministério Público. Aprendi com ele na faculdade que nós temos que ser duros na ação e suaves na relação. E espero que esse seja o novo direcionamento do órgão que tem atuação fundamental dentro do nosso Estado", completou.

Na oportunidade, a prefeita também se encontrou com a jacarezinhense Samia Saad que é subprocuradora-geral do órgão estadual.

Articulações políticas

Finalizando a agenda de atividades na capital do Estado, Tina visitou o deputado estadual e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná, Enio Verri. A prefeita e o deputado discutiram acerca de articulações políticas para as próximas eleições e também sobre os rumos da política no Estado.