Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 25/04/2012 19:34 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Circuito Cultural traz teatro e cinema para Jacarezinho

Espetáculos de teatro e exibições de filmes marcaram a passagem do Circuito Cultural Duke Energy por Jacarezinho nesta quarta-feira, 25. O evento promovido em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte integrou as comemorações dos 112 anos de Jacarezinho.

O projeto é patrocinado pela Duke Energy via Lei Rouanet, e levado até os municípios vizinhos aos reservatórios da empresa no rio Paranapanema pela Organização Não Governamental (ONG) Teatro de Tábuas. As atrações são apresentadas em uma carreta-teatro de 15 metros, com cobertura inflável e capacidade para acomodar 150 espectadores sentados, oferecendo ao público todo o conforto de uma sala climatizada, dotada de palco, iluminação, sonorização, projetor e tela.

Para a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Laura Lemos Gomes do Amaral, a peça teatral "A Flor" proporcionou aos alunos um aprendizado marcante e que vai ficar na memória das crianças para sempre. "Os artistas sem emitir uma única palavra fizeram as crianças chorar e rir. Elas saíram muito felizes e comentando um com o outro sobre o conteúdo da peça. Por mais que você trabalhe dentro da sala de aula, às vezes não consegue transmitir este tipo de mensagem", acrescentou.

Em 2011, a ONG Teatro de Tábuas se apresentou na Praça Rui Barbosa e emocionou todos os presentes com o Auto de Natal. Segundo o diretor de Cultura, Carlos Costa esta nova atração teve como proposta oferecer uma programação diferenciada dentro das comemorações do Aniversário do Município.

"Foram realizadas seis sessões, cada uma delas acomodando 150 pessoas. Participaram das atividades no Centro de Eventos escolas municipais e particulares e algumas entidades. Os convites foram distribuídos nestas instituições para que crianças, adolescentes e jovens tenham acesso ao teatro e ao cinema", ressaltou o diretor.

O ator e produtor do Circuito Cultural Duke Energy, Peterson Ricardo explicou que o espetáculo teatral "A Flor", traz uma dupla de vagabundos que através de muitas trapalhadas acaba encontrando uma flor pela qual se apaixonam e, neste ponto, surgem alguns conflitos. "É um espetáculo no qual é possível se divertir muito e aprender a importância da amizade e da união. Além disso, retrata a questão ambiental da água. Nós tentamos trazer esta temática para dentro da poesia", completou.

Nas sessões de cinema foram exibidos filmes e curta-metragens infantis e adultos. "O curta-metragem é um novo conceito que o Teatro de Tábuas apresenta para um tipo de cinema que não é muito conhecido. Nossa missão hoje foi trazer um pouco mais de cultura para esta cidade que já é bastante motivada no setor", encerrou o ator.