Saúde

Publicado em: 25/04/2012 15:45 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Vila Alves passa por ações de combate à dengue

A confirmação de dois casos de dengue pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) levou os agentes do Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, a desenvolver um trabalho intensivo de combate a doença na Vila Alves, nesta quarta-feira, 25. Pelo período da manhã, os técnicos fizeram arrastão de limpeza nas residências e a tarde, foi realizado o fumacê nos arredores das residências dos moradores contaminados pelo mosquito Aedes aegypti.

O diretor do Departamento e coordenador do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue, Luis Carlos Ferreira explicou que os dois casos de dengue foram confirmados na segunda-feira pelo Lacen. Um terceiro caso já foi comprovado pelo teste rápido e por um exame realizado num laboratório particular em Jacarezinho, e aguarda o resultado do Laboratório Central. Todos os infectados são moradores da Vila Alves.

"Os dois primeiros casos que surgiram foram importados porque os moradores viajaram a outra região, porém, o último provavelmente é autóctone, ou seja, adquirido dentro do município. Na semana passada fizemos o fumacê na Vila Alves, e hoje repetimos a operação em 13 quarteirões do bairro. Além disso, realizamos um arrastão de limpeza nas residências para aumentar a ação contra o mosquito", destacou Ferreira.

Durante o arrastão, os agentes de combate à dengue encontraram muitos resíduos que podem acumular água nos quintais das residências. Para o supervisor de equipe, Milton Matias dos Santos, apesar de todo o trabalho de orientação ainda falta conscientização por parte da população.

"Aqui na Vila Alves, o maior problema está concentrado nos quintais das casas. Encontramos comumente pneus, recipientes plásticos, garrafas descartáveis e até tanquinhos de lavar roupa, nos quais foi detectada a presença de larvas", completou.

Santos afirmou que os agentes vão retornar às residências onde os moradores não foram localizados. "Nas casas onde ninguém foi encontrado, nós não temos a permissão de entrar. Então, numa próxima data, provavelmente num sábado ou depois das 18h, nós estaremos retornando para dar continuidade ao trabalho de prevenção", concluiu o agente.