Gabinete

Publicado em: 20/04/2012 16:47 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Beto Richa anuncia investimentos em Jacarezinho

O governador Beto Richa esteve em Jacarezinho na manhã desta sexta-feira, 20, para a inauguração oficial da nova sede do Corpo de Bombeiros no município. Na oportunidade, Richa também anunciou investimentos para a agricultura, a abertura de licitação para construção da nova sede do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a nova delegacia e nova unidade do Instituto Médico Legal (IML) e, assinou a doação do imóvel onde funciona a Escola Municipal Vera Cecília Lamin.

Para a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros foram investidos mais de R$1,3 milhão do Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros, com doação do terreno pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho, que também melhorou o Fundo Municipal da corporação nos últimos anos e desenvolveu projetos de reestruturação.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Antônio Luiz Ferreira da Silva lembrou que em 2006 visitou o quartel antigo e que ele não se encontrava em condições de oferecer instalações seguras, nem espaço suficiente para as viaturas e para a acomodação adequada do efetivo. "A nova sede é ampla e oferece comodidade para que os bombeiros possam realizar seu trabalho com segurança e conforto", observou o coronel.

Atualmente, está tramitando na Secretaria Estadual de Segurança Pública a documentação para a transformação da 2ª Seção do 3º SubGrupamento de Bombeiros de Jacarezinho, em sede do 7º SubGrupamento de Bombeiros Independentes. Para a prefeita Tina Toneti, esta mudança traria melhorias na estrutura e no efetivo, e consequentemente, no serviço prestado à comunidade.

A prefeita citou ainda a importância da parceria com o Governo do Estado que manteve os contratos que tinha com o Município de Jacarezinho. Também, anunciou que ontem, 19, assinou o convênio que autoriza um aumento nas compras para a merenda escolar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

"Todos estes projetos na área da agricultura são muito importantes para o desenvolvimento do Município. A nova sede do IAP é um antigo sonho, porque o prédio atual não tem acessibilidade, e assim, como ocorreu aqui na sede do Corpo de Bombeiros, a Prefeitura Municipal fará a doação do terreno para a entidade e também para a construção do IML, que será localizado na região dos fóruns. Espero que o Governo do Estado faça muito mais ainda por Jacarezinho e por toda a região do Norte Pioneiro", salientou Tina.

Em seu discurso, Richa falou dos laços familiares e de amizade que mantém em Jacarezinho. "Sempre procurei trazer obras e investimentos para proporcionar melhoria na qualidade de vida para os moradores dessa importante região do Paraná. Conheço as necessidades e carências, mas também, as potencialidades não exploradas do Norte Pioneiro, por isso quero resgatar a dívida que o Estado tem com essa região", considerou.

Sobre o setor de segurança pública, Richa afirmou que herdou o Paraná com o menor efetivo do Brasil, e por esta razão, vem fazendo reestruturações nas corporações e contratando novos profissionais. "Além do aumento do efetivo, adquirimos mais de três mil viaturas e estamos construindo novas delegacias, assim como esta que Jacarezinho vai ganhar, somada ao novo IML e ao Instituto de Criminalística que está vindo para a cidade", concluiu o governador.

Investimentos em Jacarezinho

Durante a solenidade, o governador anunciou os seguintes investimentos:

- abertura da licitação para construção da nova sede do escritório regional do IAP;

- entrega de calcário, valor R$15 mil;

- apoio de recuperação emergencial de estradas rurais, R$40 mil para compra de óleo diesel;

- quatro resfriadores de leite, valor R$42 mil;

- nova delegacia e sede do IML;

- doação do imóvel onde funciona a Escola Municipal Vera Cecília Lamin.