Saúde

Publicado em: 10/04/2012 15:08 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Foto: Arquivo - Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Campanha de Vacinação contra a gripe começa dia 28

No próximo dia 28 de abril terá inicio em Jacarezinho a Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano a campanha beneficiará aqueles que possuem idade superior a 60 anos, crianças maiores de seis meses até os menores de dois anos e as gestantes.

A abertura oficial da Campanha de Vacinação em Jacarezinho será no dia 27 (sexta-feira) a partir das 14h, no Asilo São Vicente de Paulo. Para o dia 04 de maio, uma carreata está sendo organizada e todos que tiverem interesse podem participar.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Eduardo Quirino, no sábado, 05, será realizado o Dia D. "Nesta data todos os postos de saúde do Município estarão funcionando das 8h às 17h", completou Quirino.

Previna-se

Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação são as pneumonias, responsáveis por um grande número de internações hospitalares no Brasil.

A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38 graus Celsius, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre.

A gripe é uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir várias vezes ao longo de sua vida. É também frequentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.