Publicado em: 14/08/2009 15:15 | Autor: Secretaria de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde divulga novas informações sobre a gripe

A Secretaria de Saúde informa dados do trabalho de Combate a Gripe A.

Trinta e três pacientes suspeitos que estavam em monitoramento domiciliar, já foram liberados e voltaram para as suas atividades normais. Desde o inicio da Epidemia, já foram notificados um total de cinqüenta e três casos suspeitos em Jacarezinho, com dois casos confirmados, sendo que um dos casos o paciente já recebeu alta. Quinze pacientes continuam em monitoramento domiciliar e cinco estão internados na Santa Casa de Misericórdia, todos com sintomas leves e com bom prognóstico de recuperação.

O aumento do numero de casos monitorados  já era esperado devido ao inicio do funcionamento na ultima segunda-feira, dia 10 de agosto, do Pronto Atendimento exclusivo para pacientes sintomáticos de Gripe. O P.A. Está funcionando no Posto de Saúde da Vila São Pedro já atendeu nos primeiro quatro dias de funcionamento 271 pacientes com sintomas. O serviço funciona de Segunda a Sexta-Feira, do meio dia a meia noite atendendo pacientes de todos os bairros.

Sobre o retorno das aulas e o cancelamento de shows e bailes em Jacarezinho neste fim de semana.

As aulas retornarão na próxima segunda-feira. Entretanto, as festas e shows deste fim de semana deverão ser cancelados por orientação do Ministério Público e também devido à falta de alvará de licença desses eventos, constatada junto a Prefeitura.

Embora haja questionamentos sobre o retorno das aulas e o cancelamento de certos tipos de eventos como shows e festas, a Secretaria de Saúde informa que isto ocorre devido a natureza diferente dos dois casos. Nas escolas, neste período em que não houve aulas, o ambiente teve tempo para ser adequado, materiais de higiene adquiridos e os profissionais da Educação receberão instruções para os cuidados evitando o contágio.

Nas festas e shows, alem da grande aglomeração de pessoas de todas as regiões por muitas horas seguidas, associadas ao contato físico e pouca ventilação, junto a necessidade das pessoas terem que comunicar-se com muita proximidade devido ao som alto, esses ambientes tornam-se muito propícios a propagação do Vírus H1N1, além da pratica do beijo, absolutamente comum nesses eventos.

A Secretaria de Educação está orientada a dispensar os alunos e professores com qualquer sintoma de gripe, por mais leve que seja, alem de ajudar a observar o aparecimento dos sintomas em alunos. Já nos em outros eventos, pessoas adentram sem qualquer controle, podendo ser potenciais proliferadores da Gripe A.

O departamento de comunicação do município deve publicar na próxima semana um novo boletim com novas informações sobre os procedimentos adotados para combater o Vírus H1N1.