Saúde

Publicado em: 23/03/2012 14:29 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Foto: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Jacarezinho continua sem nenhum caso de dengue

O trabalho efetivo que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho no combate à dengue, juntamente com o apoio da população, mostra resultados muito positivos: este ano nenhum caso da doença foi registrado no município. Nos últimos 15 dias também não foi feita nenhuma notificação.

Os resultados positivos e as ações que estão sendo desenvolvidas foram apresentados na reunião do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue realizada nesta sexta-feira, 23. Dentre as novidades, o diretor da Vigilância Sanitária e responsável pelo trabalho de controle da dengue, Luís Carlos Ferreira contou que foi concluído o segundo ciclo do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), conforme preconiza o Ministério da Saúde.

"Os dados estão sendo avaliados para que na sequência possamos fazer a apresentação. A partir deles vamos traçar novas estratégias com relação à dengue para que possamos concluir o primeiro semestre de 2012. Em breve terá início o período mais frio do ano e nesta fase há um tempo maior para analisar melhor a situação", explicou Ferreira.

Ovitrampas

No final do mês de fevereiro foram instaladas em pontos estratégicos de Jacarezinho as Ovitrampas, armadilhas específicas para analisar se há a presença de fêmeas do Aedes aegypti e Aedes albopictus desovando. Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, as armadilhas serão retiradas no próximo dia 27 (terça-feira).

"Esse estudo foi realizado durante todo o mês e as palhetas trocadas semanalmente. O material foi encaminhado para análise no Laboratório Central de Etimologia, em Curitiba, para verificação e classificação dos ovos encontrados. Em breve receberemos do laboratório um relatório final com os resultados", concluiu Ferreira.